Império Persa
Exames: Império Persa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elton220 • 7/11/2014 • 747 Palavras (3 Páginas) • 420 Visualizações
Durante o governo de Dario I (521 – 485 a.C.), o Império Persa atingiu o auge. E para cuidar de todo seus domínios, Dario criaou uma ampla organização administrativa: o império foi dividida em províncias, chamada satrapias, sendo cada uma governada por um administrador local denominado sátrapa.
O sátrapa tinha a tarefa de organizar e arrecadar os impostos, e para se prevenindo-se contra o excesso de autoridade dos sátrapas, procurando vigiar e controlar seus poderes, designando um general de sua confiança como chefe do exército de cada satrapia. Devido a muitos problemas oriundos da cobrança de impostos. Dario estipulou a criação de uma moeda e a construção de um eficiente conjunto de estradas e por meio dessas estradas um grupo de funcionários conhecidos como “olhos e ouvidos do rei” fiscalizavam o volume de cada arrecadação de cada satrápia.
Isso garantiu o desenvolvimento de uma economia bem articulada baseada no comercio, manutenção de um eficiente corpo administrativo e a realização de varias obras publicadas. Dario também reformou o sistema de leis criando penas mais rigorosas para o crime de suborno passou por um sistema com a implantação do dárico, também incentivou o comercio externo, liderando expedições para abrir novas rotas comerciais, no exercito instituiu o recrutamento obrigatório investiu na área militar.
Dario mudou a capital de Pasárgada para Persépolis iniciando grandes obras de infraestrutura, além de ordenar a abertura da estrada real que ia de Sardes na Lídia ate Persépolis. Dario ajudou o povo a reconstruir e aumentar diversos templos a beira do Nilo. Os judeus também tiveram autorização de Dario para reconstruí-la o templo de Jerusalém.
2- Ciro, o grande em 20 anos fundou um vasto império. Discorra sobre o assunto.
Resposta: Ciro chegou ao poder na Pérsia, em 559 a.C, onde ele uniu-se a Hapargo e comandou uma revolta contra Astíages ( filho de Ciaxeres rei dos Medos, entre 625-585 a.C.), que foi derrotado, foi mandado a presença de Ciro para julgamento, mas o neto acabou perdoando o avô.
Ciro promoveu a unificação dos persas e dos medos, lançando a construção de um império que se tornaria um dos maiores da antiguidade.
Ciro invadiu Ecbátana assim, tomando o poder, fundou o Império Persa que tinha uma área que ia de Capadócia no oeste, até Assíria, ao leste fazendo fronteira com os montes Cáucaso ao norte e Assíria e a Babilônia ao sul.
Através de conquistas militares, Ciro e seus sucessores expandiram os domínios do Império Persa, que chegaram a ocupar uma vasta área, abrangendo desde o vale do rio Indo até o Egito e o norte da Grécia, incluindo toda a Mesopotânia.
Ciro partiu para as campanhas de conquistas buscando novas terras para plantações, criação de animais e submeter novos povos ao pagamento de impostos.
A primeira conquista foi na região da Lídia e das colônias gregas da Ásia menor, depois conquistou a região do Turquestao. Em 539 a.C conquistou a região da Babilônia, isso ajudou com relações com os fenícios.
A estratégia de Ciro para comandar os territórios era assim procurava manter os lideres em seus devidos cargos administrativos os persas só cobravam impostos dessa região. Ciro foi também o responsável pela libertação dos judeus do cativeiro da Babilônia,
...