TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indios

Ensaio: Indios. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Ensaio  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

7- Escreva sobre a importância do ensino de história para a diversidade.

R- Estudar história é muito importante porque ela conta como chegamos ao presente, evoluções e mudanças no nosso mundo. Pois através dela podemos ter uma visão mais crítica do mundo e ambiente em que vivemos. Com um bom professor, os alunos podem desenvolver melhor sobre o que pensam sobre a sociedade.

8- Escreva como deve ser feita a educação indígena.

R- A educação indígena é bilíngue: em português e na língua materna, é preferencialmente ministrada por professores indígenas, em escolas indígenas nas próprias aldeias e os programas curriculares são definidos pela própria comunidade. Isto possibilita que o ensino escolar preserve as particularidades socioculturais de cada etnia

9- Escreva sobre a grande mudança provocada no ensino indígena através da constituição de 1988, apontada pela professora Circe Bittencourt.

R- Antes da formulação de leis que tratam oficialmente da educação escolar indígena, em meados do século XVI, a mesma era oferecida pelos jesuítas, pautada na catequização, civilização e integração forçada dos índios à sociedade nacional. Este sistema educacional negava a identidade indígena e tentava transformar os índios em seres diferentes do que eram.

As políticas públicas para a educação escolar indígena tiveram início com a

Constituição Federal de 1988, que estabeleceu uma nova postura de reconhecimento e valorização dos povos indígenas. A política integracionista da nova Constituição começou a reconhecer a diversidade das sociedades indígenas que havia no país, mas apontava como objetivo o fim desta diversidade. Pensava-se em uma escola para índios que promovesse a homogeneização da sociedade brasileira, transmitindo os conhecimentos valorizados pela sociedade de origem europeia. As línguas indígenas eram consideradas apenas um meio de facilitar a tradução e a aquisição dos conhecimentos dos conteúdos valorizados pela cultura nacional vigente.

Em 1991, a educação indígena deixou de ser responsabilidade da FUNAI

(Fundação Nacional do Índio), e passou a ser responsabilidade do MEC (Ministério da Educação). Em 1993, o MEC criou o Comitê de Educação Indígena, composto por representantes de alguns povos indígenas, e também criou as Diretrizes Para a Política Nacional de Educação Indígena.

Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) garantiu o direito dos indígenas à educação diferenciada, e em 1998, foi elaborado o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas.

Somente em 1999 é que o Conselho Nacional de Educação criou as Diretrizes

Curriculares Nacionais da Educação Escolar Indígena, com a preocupação de manter a diversidade cultural dos índios, tendo como políticas a afirmação das identidades étnicas, a recuperação das memórias históricas e a valorização das línguas e conhecimentos dos povos indígenas.

A Constituição Federal assegura às comunidades indígenas o direito de uma educação escolar diferenciada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com