Inquisição espanhola
Por: Henrisg • 3/5/2015 • Relatório de pesquisa • 681 Palavras (3 Páginas) • 210 Visualizações
Resenha: A Inquisição Espanhola na América Central
Depois de uma longa visualização do vídeo proposto como ferramenta para nosso trabalho, várias são as ideias, o conhecimento adquirido. Sendo que o descobrimento da América atraiu os Europeus tal qual urubus ao caminho da carniça, uma vez que a Igreja católica com uma pressão intensa sobre as suas autoridades, novas doutrinas surgindo, o movimento de reforma desencadeado por Lutero, viu como ponto de restauração de parte de sua hegemonia, o mandado em massa de missionários para o novo campo chamado América.
Zelar pela pureza da fé entre a população europeia para evitar que algumas de suas crenças e práticas “errôneas” contaminassem os índios. Esta era a principal missão do tribunal da Inquisição instalado na Nova Espanha. E como falei anteriormente, a igreja queria hegemonia total sobre seu novo campo missionário, para tal alvo, tornou-se necessário atitudes tão severas quanto a criação do falado Tribunal da Santa Inquisição. Os nativos, chamados de “tenras plantas na fé”, eram considerados suscetíveis ao engano, induzidos pelos maus e falsos cristãos da época do descobrimento, que tinham apenas interesses por poder, e demarcação de territórios.
Essas inquisições primitivas perseguiram os índios que continuavam praticando os rituais indígenas, apesar de terem se convertido formalmente ao cristianismo. A perseguição se estendeu aos espanhóis, mestiços e negros que cometiam pecados de fé. Ao considerar que os índios eram recém-convertidos e que não era possível, neste caso, agir com a mesma severidade aplicada aos espanhóis, o Santo Ofício não teve jurisdição sobre eles, que ficaram submetidos aos bispos, menos severos.
Em suma o Tribunal da Santa Inquisição, deixou sua marca pelas inúmeras atrocidades que este Tribunal causou, com severas punições aqueles que se opusessem a fé católica. Pudemos compreender e adquirir um melhor conhecimento sobre o papel da igreja na implantação do catolicismo na América Espanhola. A era dos descobrimentos e das grandes navegações pode ser considerada também a era dos grandes abusos religiosos praticados
injustamente contra os povos conquistados, onde prevaleceu o pensamento da superioridade racial e da conversão a força de centenas de milhares de nativos que tiveram suas culturas dizimadas por homens que em tese reputavam-se superiores e, em nome de seu Deus dedicaram-se a promover brutalidades. A Inquisição nas colônias nada mais foi do que a manifestação de um pensamento abusivo e obsoleto que insistiu em promover o lado mais cruel de uma instituição religiosa que deveria ter como premissa, aniquilá-la.
Com a consolidação da igreja católica na América Espanhola, a ordem eclesiástica começou então um movimento que visava abolir a religião “falsa” dos índios, ou seja, a adoração aos ídolos. A religião nativa era baseada na veneração de imagens, que eram representações de deuses nativos feitas, em sua maioria, de metais preciosos.
Com a destruição destas representações, a Igreja adota uma medida de cristianização através de imagens cristãs. Essa medida fez com que fossem substituídas as representações de deuses pagãos por imagens cristãs, estas sendo consideradas as “verdadeiras”, e que foram aos poucos tomando o lugar nos templos indígenas.
...