JUSCELINO KUBITSCHEK O SONHO DE ASCENDER O PAÍS
Ensaios: JUSCELINO KUBITSCHEK O SONHO DE ASCENDER O PAÍS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tain4 • 17/3/2015 • 1.967 Palavras (8 Páginas) • 357 Visualizações
Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro
“Victório Cardassi”
ADMINISTRAÇÃO
TAINÁ APARECIDA VENTURA DE MELO
JUSCELINO KUBITSCHEK
O SONHO DE ASCENDER O PAÍS
Bebedouro,
Junho de 2014
TAINÁ APARECIDA VENTURA DE MELO
JUSCELINO KUBITSCHEK – O SONHO DE ASCENDER O PAÍS
Trabalho arquitetado com a finalidade de obter a nota parcial bimestral na disciplina de Economia Brasileira Contemporânea do prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva, no curso de Administração.
Bebedouro,
Junho de 2014
Resumo
O presente trabalho visa expor o período de 1956-1961, período governado por Juscelino Kubitschek, mostrando a industrialização e o desenvolvimento brasileiro.
Tem também o objetivo de explicar o surto inflacionário e a desestabilidade econômica causadas pela negligência do Plano de Metas.
Palavras-chaves: industrialização, surto inflacionário, Plano de Metas
Sumário
Introdução 5
1. A vida de Juscelino Kubitschek em ordem cronológica 6
2. Plano de Metas 8
3. Brasília 9
3.1. Os opositores do sonho 9
4. Inflação...........................................................................................................................11
4.1. Fundo Monetário Internacional (FMI)......................................................................11
4.2. Inflação pelos olhos JK.............................................................................................11
5. As heranças JK para o Brasil atual.............................................................................13
6. Conclusão.......................................................................................................................14
7. Referências Bibliográficas............................................................................................15
Introdução
O governo de Juscelino Kubitschek foi para o Brasil o despertar de uma nova era. Trouxe consigo o sonho de se tornar um país de primeiro mundo. As suas ideias revolucionárias fez desse período, o período do otimismo até antes desconhecido pelo povo brasileiro.
O rápido desenvolvimento e a industrialização fez com que Juscelino Kubitschek conquista-se a confiança do povo. “50 anos em 5”, esse foi o slogan que simbolizou sua vontade de fazer o Brasil prosperar em 5 anos o que prosperaria em meio século, criando para isso o Plano de Metas com o objetivo de melhorar os principais setores do país.
A construção de Brasília foi com certeza o ápice de seu governo. Uma ideia ousada para um presidente ousado, porém o preço a se pagar foi alto. O sonho desenvolvimentista de JK extrapolou os limites econômicos, a inflação teve grande destaque nessa época .
1. Vida de Juscelino Kubitschek em ordem cronológica
1902- Nascimento de Juscelino Kubitschek de Oliveira na cidade de Diamantina em Minas Gerais. Filho de Júlia Kubitschek de Oliveira e de João César de Oliveira.
1905- Falecimento de seu pai, João César de Oliveira. Morrera de tuberculose com 34 anos.
1914- Juscelino ingressa para o seminário da cidade, onde estuda para ser doutor.
1919- Passa no concurso de telegrafista dos Correios em Belo Horizonte.
1921- Muda-se definitivamente para Belo Horizonte. Juscelino mesmo sendo de uma família muito humilde pode contar com o apoio de sua mãe, que todo mês mandava uma mesada para ele. Consegue um emprego de telegrafista.
1922- Entra na Faculdade de Medicina de Belo Horizonte.
1927- Termina a faculdade optando em se especializar em urologia.
1930- Viaja para a Europa, mais precisamente para a França que na época era destaque na área de medicina. Lá pretendia fazer estágio para alavancar sua carreira. No exterior Juscelino ampliou sua visão em relação ao mundo, fez diversos amigos entre eles Cândido Portinari. Seus estudos e aprofundamentos na história francesa instigou seu espírito democrático. Em novembro desde mesmo ano retorna ao Brasil desembargando no Rio de Janeiro.
1931- Casa-se com Sarah Luísa Lemos.
1933- É nomeado Interventor Federal em Minas Gerais.
1934- É eleito deputado federal pelo Partido Progressista.
1937- Perde o mandato com a instalação do Estado Novo, comandado Getúlio Vargas.
1940 a 1945- Eleito prefeito de Belo Horizonte constitui grandes obras como a abertura e asfaltamento de avenidas, construção do conjunto arquitetônico da Pampulha.
1950- Torna-se governador de Minas Gerais.
1955- Ganha as eleições à presidente da república pelo Partido Social Democrático (PSD).
1956- Toma posse da presidência colocando um fim ao estado de sítio que o país se encontrava e a censura de
...