Jean-Baptiste Debret
Artigo: Jean-Baptiste Debret. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ALDE • 12/10/2013 • Artigo • 589 Palavras (3 Páginas) • 464 Visualizações
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL
JEAN BAPTISTE DEBRET
Jean-Baptiste Debret foi um importante artista plástico (pintor e desenhista) francês. Nasceu em 18 de abril de 1768, em Paris, e faleceu na mesma cidade em 28 de junho de 1848. Debret integrou a Missão Artística Francesa que chegou ao Brasil em 26 de março de 1816. Suas obras formam um importante acervo para o estudo da história e cultura brasileira da primeira metade do século XIX.
Biografia (principais momentos da vida do artista):
Na juventude, Debret estudou na Escola de Belas Artes de Paris. Estudou também engenharia no Instituto de France.
Debret atuou durante um tempo na área de engenharia, porém, no final do século XVIII retornou para a pintura.
Em 1798, expôs no salon a tela Le general méssénien Aristomène delivré par une jeune fille. Com esta pintura ganhou um prêmio.
Em 1816, integrou a Missão Artística Francesa, organizada por D. João VI de Portugal, cujo objetivo principal era fundar no Brasil a Academia de Belas Artes.
Viveu 15 anos no Brasil (até 1831), onde organizou sua grande obra: o livro ilustrado Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. Nesta obra apresenta diversas pinturas sobre o povo brasileiro, paisagens, sociedade, cultura e arquitetura do Brasil. As 153 pranchas foram acompanhadas por textos descritivos.
Nos anos de 1834, 1835 e 1839 publicou na Europa, respectivamente, os três tomos de sua obra Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil.
Principais características do estilo artístico de Debret:
Debret é considerado um artista cujas obras se enquadram no estilo romântico. Porém, alguns estudiosos de artes plásticas, consideram Debret como um pintor do neoclassicismo.
Antes de morar no Brasil, retratou na França temas religiosos, bélicos e ligados ao imperador francês Napoleão Bonaparte.
Suas obras, no Brasil, mostram paisagens, cenas cotidianas, a cultura e o povo brasileiro.
Com cores vivas, suas aquarelas mostram sentimentos e emoções das figuras retratadas. O individualismo, característica das obras românticas, também se faz presente em suas pinturas.
Detalhista, Debret buscou retratar, com o olhar de um viajante, todos os aspectos das cenas e regiões retratadas.
Principais obras de Debret
Na Europa, Jean-Baptiste Debret notabiliza-se como um pintor neoclássico, e realiza diversos quadros tendo como tema Napoleão Bonaparte. Com a queda de Bonaparte, Debret perdeu o seu principal mecenas, o que o motivou a integrar a Missão Francesaque chegaria ao Brasil em 1816.
Uma Senhora Brasileira em Seu Lar:
Retrata um ambiente doméstico, onde se vê uma senhora brasileira e seu filho, cercados de escravos e ocupados com trabalhos manuais.
...