Jeremy Bentham
Resenha: Jeremy Bentham. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabriela_mbueno • 25/6/2014 • Resenha • 318 Palavras (2 Páginas) • 353 Visualizações
Jeremy Bentham
- Reducionista: Os homens são guiados por prazer e dor, e tudo é prazer e dor
- Individualista: cada homem é o principal juiz de seus próprios interesses
- Critica a teoria do valor de Smith, dizia que tinha muitas exceções, propõe uma alternativa.
- Crença que o ser humano é moldado pela educação
- Aceitava a possibilidade de entesouramento e da ação do governo para solucionar as crises
- Utilidade: Princípio dos bens de gerarem satisfação, prazer, felicidade.
- Princípio da utilidade: Reconhece que o ser humano está sujeito aos 2 mestres soberanos: prazer e dor, e por isso, devem ser levados em conta
- O interesse da comunidade é a soma dos interesses individuais, não tem nada no coletivo que não apareça nos indivíduos, ou seja, o bem estar social se resume a soma dos individuais. (Marshall se opõe: catedral maior que as pedras)
- A função utilidade ordena os diferentes bens, a ordem é crucial e não a cardinalidade.
- Valor trabalho----Valor utilidade: Não precisa da medida invariável, mas é difícil relacionar as comparações de cada pessoa.
- O legislador deve ter como fim último evitar a dor e maximizar o prazer
- O prazer ou a dor serão maiores de acordo com quatro circunstancias: (considerando prazer ou dor cada um por si mesmo)
*Intensidade *Duração *Certeza ou incerteza *Proximidade ou afastamento
- Quando o valor de qualquer prazer ou dor é considerado pelo propósito de estimar a tendência de qualquer ato pelo qual é produzido, existem mais 2 circunstancias que devem ser levadas em consideração:
* Fecundidade: A chance de ser seguido por sensações do mesmo tipo (prazer-prazer, dor-dor)
* Pureza: oposto da fecundidade
- Há uma sétima circunstância: * Extensão: quem é afetado pela ação
Há 4 fontes (sanções) de prazer e dor:
*Físicas: ocorrem na vida presente sem a intervenção do desejo humano ou supremo.
*Políticas: Impostas por alguém em nome do Estado.
*Morais: Impostas pelas disposições espontâneas do individuo
*Religiosas: Impostas pelo ser supremo na vida presente ou futura
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