Jevons - Princípios Da Economia
Trabalho Universitário: Jevons - Princípios Da Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jousepl • 8/12/2014 • 384 Palavras (2 Páginas) • 605 Visualizações
Na obra, Jevons apresenta o cálculo diferencial na busca de explicações econômico, já que até então as discussões econômicas se baseavam na teoria do valor.
A teoria do valor trabalho dizia que a troca entre duas mercadorias era explicada pela razão entre preços, produção e distribuição. Já a teoria do valor de uso explicava a troca entre duas mercadorias pela demanda e escassez.
Nesse contexto Smith apresenta o paradoxo da água e do diamante: se o que define o valor de troca das mercadorias é seu valor de uso, como se explicar a relação entre a água e o diamante? Essa relação foi explicada pela utilidade.
A revolução marginalista foi a continuação da teoria do valor utilidade, com a representação matemática nos conceitos. Jevons parte dos conceitos desenvolvidos por Bentham, onde as ação dos indivíduos são decididas pela maximização do prazer ou minimização do sofrimento.
A utilidade é capacidade de um objeto ou ação que o torna capaz de dar prazer ou afastar o sofrimento de um indivíduo. Esta qualidade é principal. A desutilidade é definida como qualidade maximizar sofrimento e minimizar prazer.
A Lei da Variação da Utilidade apresentada por Jevons nada mais
é que função crescente da quantidade consumida de um determinado bem: à medida que se aumenta a quantidade do bem, aumenta-se a utilidade. Porém, este acréscimo é cada vez menor.
Assim, Jevons apresenta o princípio da teoria da troca: um indivíduo trocará suas mercadorias até o ponto em que as utilidades marginais do consumo se igualem, sendo o ponto de equilíbrio.
O autor conseguem enfim explicar o paradoxo da água e do diamante. Onde a água existe em abundância ela possui um valor de troca nulo, ou seja sua utilidade marginal é quase nula. Já o diamante possui uma utilidade marginal alta devido a sua escassez, portanto o diamante possui um valor de troca grande.
Em relação à renda da terra, a teoria de Jevons não apresenta
novidades; mantido fixo o estoque de terra, quando se aumenta o número
de trabalhadores nessa terra, aumenta-se a produção, a produtividade marginal da terra é decrescente.
Jevons inicialmente define o capital como o conjunto de bens
utilizados para facilitar a produção, pois possibilita aos agentes econômicos
despenderem trabalho antecipadamente. É importante ressaltar que a taxa
de juros é igual ao ganho de produção associado à última unidade de
capital utilizada na produção.
...