LINGUAGEM, SOCIALIZAÇÃO E ENUNCIAÇÃO
Pesquisas Acadêmicas: LINGUAGEM, SOCIALIZAÇÃO E ENUNCIAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: priscilacearense • 20/1/2014 • 220 Palavras (1 Páginas) • 1.800 Visualizações
Desde os primórdios da humanidade o homem identificou de imediato a necessidade de se comunicar, mesmo antes das grandes civilizações.
O assunto nos remete inevitavelmente aos homens das cavernas, que utilizavam-se de expressões simbólicas, desenhos, estes que representavam e informavam sobre tudo que norteava seu cotidiano, facilitando sua convivência, sua socialização.
A importância da linguagem, como alicerce da socialização, não se limita a necessidade humana, e isso é muito bem observado em nossa fauna, os animais identificam assim que nascem a necessidade de interagir, porém, de forma instintiva, entre a espécie através de sons, até mesmo de comportamentos próprios dos mesmos sendo assim, possível afirmar a fundamental importância para a perpetuação da espécie.
A linguagem enquanto componente socializador acabou nos elevando a produzir outros mecanismos de interação e comunicação no que diz respeito a linguagem humana. Como fazem parte de um sistema que permite a expressão de idéias, a linguagem não verbal possui grande relevância comunicativa, onde se destacam: a linguagem visual e dos gestos.
Na linguagem visual pode-se destacar a imagem sonora, onde são sempre lembradas os meios de comunicação e propaganda, que através dos mesmos, identificam-se mensagens significados muitas vezes somente com imagem, como nos outdoors.
A linguagem dos gestos, que surgiu como um divisor de águas para os deficientes auditivos é imensurável sua revolução quanto a linguagem não verbal.
...