Ligações de hidrogênio
Tese: Ligações de hidrogênio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hilda10 • 5/3/2014 • Tese • 1.682 Palavras (7 Páginas) • 206 Visualizações
Respostas:
1- Átomo, é a menor porção da matéria, e uma célula é um organismo vivo constituído de milhões de átomos.
2-Ser solvente universal e ser polar.
3-São interações que ocorrem entre o átomo de hidrogênio e dois ou mais átomos, de forma que o hidrogênio sirva de "elo" entre os átomos com os quais interagem. São as interações intermoleculares mais intensas, medidas tanto sob o ponto de vista energético quanto sob o ponto de vista de distâncias iônicas.
As pontes de hidrogênio tem importância de:
1-manter a conformação das hélices do DNA e do RNA quanto a estrutura da molécula e sua característica especial do enrolar e desenrolar das hélices;
2- Manter a estrutura tridimensional das enzimas e das proteínas;
3- Estabilizar a estrutura terciária das enzimas e das proteínas;
4- Manter a hidratação das proteínas, ácidos nucleicos e macromoléculas;
5- Estabilizar, manter e proteger a membrana citoplasmática e mitocondrial; 6- interferir no potencial de membrana citoplasmático (Em) e no potencial de membrana mitocondrial;
7- Interferir na homeostasia dos poros da membrana citoplasmática;
8- Interferi na velocidade das reações químicas intracelulares;
9- Participar das reações de hidrólise;
10- Veicular informações.
.
4- Os aminoácidos são solúveis porque possuem grupamentos polarizados capazes de interagir com a água (carboxila e grupamento amino). A glicose e sacarose são carboidratos, ou seja, possuem na sua estrutura diversos grupamentos oxidrila (OH) e isso lhes permite interagir por ligações de hidrogênio com as moléculas da água, o que os torna extremamente solúveis em água.
5- Por que a sua insolubilidade em água é devido, principalmente, pelas longas cadeias de hidrocarbonetos (apolares), que têm a maioria dos lipídios.
Pela sua natureza apolar, contrária a da água que é polar não há dissolução.
6- há quatro classes principais de macromoléculas: proteínas, lipídios, carboidrato e ácidos nucléicos. Elas desenvolvem funções estruturais, energéticas, enzimáticas e de armazenamento e transformação de energia.
7- Basicamente, é conjunto de átomos organizados em estruturas moleculares que alteram as propriedades das substâncias. São eles que determinam as interações que as moléculas estabelecem com elas próprias e com moléculas vizinhas. Além disso, são eles os responsáveis pela reatividade das moléculas.
8- Porque a água é uma substância polar, ou seja, devido à existência de regiões com diferentes densidades eletrônicas, age sobre as moléculas uma força de atração mais intensa, isto dificulta o movimento dessas e impede-as de atingir o estado gasoso com maior facilidade.
Então quando a molécula é apolar ela não tem esses polos. Se você jogar moléculas polares, no óleo por exemplo, elas irão ficar associadas entre si e não se misturarão com as moléculas apolares.
9- Quando uma substância como o sal comum, ou NaCl (feito de partes iguais dos elementos sódio e cloro (Cl), se dissolvem em água, a molécula cessa de existir como cristal sólido e se torna um conjunto de partículas chamadas íons. O sal é solúvel em água porque as porções carregadas eletricamente das moléculas de água têm uma atração mais forte pelos átomos de sal do que uma pela outra.
Os íons são formados quando os átomos de sódio e cloro perdem ou ganham elétrons em contato com a água, tornando-se então eletricamente polarizados. No caso do sal comum, o sódio perde um elétron e se torna carregado positivamente (nós denotamos isso como Na+), enquanto que o cloro ganha um elétron e se torna carregado negativamente (nós denotamos isso como Cl-).
Os dois átomos de hidrogênio e o átomo de oxigênio que formam a molécula de água (H2O) são ligados por forças covalentes, dividindo elétrons entre eles. Nos cristais de sal comum (NaCl), os átomos de sódio e cloro são ligados covalentemente dividindo um elétron entre si. Em solução, cristais de sal se separam e deixam de existir como átomos. O sal se dissolve em água porque as porções carregadas da molécula de água têm uma atração mais forte pelos íons do que uma pela outra. O sódio perde elétron na forma de íon positivo, Na+; o cloro ganha um para formar um íon negativo, o cloro.
Glicose se dissolve na água, porque as moléculas de água polares atribuem às moléculas de glicose. O OH (hidroxil-muitos) em grupos de glucose são atraídos para as moléculas de água por forças dipolo-dipolo. A força destas forças pode ser maior do que as interações de glucose-glucose. A ligação de hidrogénio entre as moléculas de água e glicose também faz com que a glucose mais solúveis em água. Quando as forças de atração das moléculas de água para com a molécula de glucose excede as forças de atração entre a glicose e as moléculas de glicose vizinhos a água pode rasgar a molécula de açúcar do cristal. Como a glicose tem muitos grupos -OH, os quais são capazes de formar pontes de hidrogénio com água.
10- Quando uma molécula é polar ela tem polos positivos e/ou negativos, no caso da água (H2O) o oxigênio concentra mais elétrons e vira o polo negativo e consequentemente os hidrogênios viram positivos, e como você já deve ter aprendido positivo e negativo se atraem. Aí, quando você joga moléculas polares (com polos positivos e negativos) dentro da agua elas se misturam porque os polos negativos dessas moléculas são atraídos pelos hidrogênios e os positivos pelos oxigênios.
11- Grupo funcional ácido.
12- Ácido=0 a 6
Base=8 a 14
Neutro=7
13- Quando estas estruturas se aproximam, o lado positivo da água é atraído pelo lado negativo do NaCl e o lado negativo da água é atraído pelo lado positivo do NaCl.
14- Não. A molécula hidrofílica, é a molécula que se dissolve em água, possui afinidade à água. Logo, é uma molécula que tem polaridade (basta lembrar da máxima em química que diz que "o semelhante dissolve semelhante".
Molécula hidrofóbica:
...