Maua: Imperador E O Rei
Trabalho Universitário: Maua: Imperador E O Rei. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PedroRangel • 2/6/2013 • 282 Palavras (2 Páginas) • 1.175 Visualizações
Dissertar a respeito da cultura brasileira e do empreendedorismo no Brasil (tendo como base o filme: Mauá – O Imperador e O Rei). Mínimo de 20 Linhas.
O filme retrata o Brasil em um momento, muito bom para se alavancar e crescer, neste período surgiu um homem de grande visão, capas de tornar isso tudo possível. O Barão de Mauá, futuramente reconhecido como Visconde de Mauá que se tornou uma figura icônica, destacando-se nos mais diferentes campos tais como a economia e os modernos empreendimentos, mas seu perfil se contrapunha com o retrato do Brasil na época, um país rural, baseados na escravidão como mão de obra e latifundiário, cujas as redais estava sobre o controle do estado.
Com a assinatura de uma lei aboliu-se o tráfico negreiro, neste período destaca-se Irineu Evangelista de Souza, o Barão e Visconde de Mauá, o maior símbolo emergente do empreendedorismo no Brasil atuando diversos setores na economia.
Próximo aos 40 anos tornou o homem mais rico do país (podendo ser comparado nos dias atuais com o bilionário Eike Batista), controlando grande parte das maiores empresas do país, todavia o mesmo era visto como uma grande ameaça aos setores mais conservadores do governo e ao próprio imperador, este que não lhe deu apoio em defesa da abolição da escravatura tudo no Brasil que significasse desenvolvimento e progresso, onde não houvesse escravos, tinha a marca de Mauá, despois de um longo período tais embargos do imperador acarretaram em sua falência.
A perseguição e incompreensão dos poderosos donos de escravos e do próprio imperador que não se adaptavam à modernidade e ao capitalista praticado por Mauá, e que o levaram à falência, gerando um retardo irreparável para economia brasileira do século XIX.
...