Mercantilismo
Tese: Mercantilismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PriDani14 • 27/4/2014 • Tese • 461 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
Causas
Religiosas
“espírito cruzadístico” ( combater em nome da Cruz), isto é, o espírito de combate de levar o cristianismo para os povos pagãos e também o combate aos infiéis.
Políticos
o aparecimento do Estado Nacional;
decadência da nobreza;
apoio da burguesia ao Estado ( rei).
Econômicas
interesses da burguesia em “vantagens”, lucro, com as viagens;
o interesse metalista : o ouro era visto como sinônimo e símbolo de riqueza.
Mudança de Mentalidade
desenvolvimento do “espírito capitalista”, sede de riqueza, ouro;
o espírito renascentista era vigente ( XIV-XVI): razão, ciência, experimentação, invenções, aventureirismo;
O inicio da expansão maritima portuguesa começou com a conquista de Ceuta, importante centro comercial na costa marroquina (Africa do Norte), em 1415, seguida das ilhas do Atlântico (Madeira, Açores, etc.), para depois alcançar o litoral atlântico da África.
Visava estabelecer contatos comerciais com possíveis centros auríferos do continente e capturar escravos.
Logo em seguida foram desenvolvidas viagens mais audaciosas nas Costas da África (Périplo Africano), chegando ao Cabo da Boa Esperança no sul do continente (Bartolomeu Dias - 1487-88) e a grande descoberta do além-mar, a terra brasilis, o nosso Brasil (Pedro Álvares Cabral - 1500).
A Espanha começou sua expansão pelo Atlântico com um certo atraso em relação a Portugal.
Os avanços e sucessos da expansão marítima portuguesa influenciaram o progresso da navegação na Espanha. No entanto, os espanhóis não contavam com pessoas capacitadas (geógrafos, navegadores e construtores de navios) para seu desenvolvimento; por isso, foram buscar a experiência de portugueses e italianos, a exemplo de Cristóvão Colombo, navegador genovês que descobriu a América.
Os Descobrimentos constituíram a vontade crescente do Homem de conhecer o mundo e apregoar o seu conhecimento.
As grandes descobertas marítimas exigiram novos métodos de investigação científica, baseados na observação direta e nas experimentação.
Os avanços da técnica, com a construção de embarcações e o aperfeiçoamento de instrumentos náuticos levam o homem a crer que pode dominar a natureza e o mundo.
A descoberta do caminho marítimo para a Índia propiciou o contacto com outros povos - seus costumes e saberes -, faunas e floras, até então desconhecidos.
Portugal, nesta época, tornou-se um dos países mais importantes da Europa, sendo várias as contribuições para o desenvolvimento científico da humanidade, nomeadamente na botânica / medicina, astronomia;
...