Monografia- Feudalismos
Ensaios: Monografia- Feudalismos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Josefhy • 6/11/2013 • 4.390 Palavras (18 Páginas) • 427 Visualizações
ESCOLA PROFESSORA JANDIRA DE ANDRADE LIMA-CERU
DAYSEANE FAUSTINO CAVALCANTI DANTAS
FEUDALISMO
Limoeiro-PE
Novembro/2013
DAYSEANE FAUSTINO CAVALCANTI DANTAS
Trabalho apresentado para a conclusão bimestral, como requisito parcial e desenvolvimento estabelecido, para todo o ensino médio.
Professor orientador: Amarildo Elias das chagas
Limoeiro-PE
Novembro/2013
DAYSEANE FAUSTINO CAVALCANTI DANTAS
FEUDALISMO
Parecer do orientador:
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Assinatura: ........................................................................................................
Professor orientador: Amarildo Elias das chagas
Depositar fé naquilo que acreditamos é o que nos concede a emoção da vindoura educação e aprendizagem.
(Rafael Tolentino R.D 1994)
DEDICATÓRIA
Eu dedico esse trabalho a todos que me apoiaram, pois minha vida está sendo muito iluminada por Deus e ele me deu forças.
A minha família que me ajudou muito também, pois por mais difíceis que sejam nossos dias, entretanto tornou-se possível a realização de um sonho e de muitos outros que vem pela frente.
Aos professores que dedicam seu tempo em ensinar a todos nós os valores que carregaremos para sempre.
Aos colegas e amigos pelo apoio e encorajamento.
Aos funcionários queridos que compartilharam suas experiências e alegrias.
RESUMO
As bases do feudalismo e as invasões, A idade média (476-1453), na Europa, foi caracterizada pela formação, apogeu e decadência de um sistema econômico, político e social denominado feudalismo. Suas origens estão na integração de traços das sociedades romana e germânica. Dos romanos, o feudalismo herdou o sistema de vilas romanas, que gerou, posteriormente, os feudos; as relações de colonato, que com algumas modificações originaram as relações de servidão; e o cristianismo, que determinou a cultura feudal. Dos germanos, o feudalismo incorporou a economia agropastoril; o comi tatus, que resultou na relação de suserania e vassalagem; a descentralização do poder; e o direito consuetudinário, baseado nos costumes e não na lei escrita.
O estabelecimento definitivo do feudalismo ocorreu com as invasões mulçumanas, no século VIII, e dos normandos e magiares, no século IX. O comércio regrediu, a economia agra rizou- se plenamente, a sociedade ruralizou-se. Os servos moravam em choupanas. Alimentando-se mal, não eram alfabetizados e apegavam-se a superstições, possuíam alguns direitos, como não serem separados da terra, serem auxiliados na velhice e ficarem dispensados de prestar serviço militar. O feudalismo não possui uniformidade. As características do sistema feudal não forram idênticos em todo o continente europeu. Foi na França, entre os séculos IX e XI que o feudalismo se estruturou na forma mais pura. Nos últimos anos do século XI, com o início das cruzadas, teve início sua decadência. Seus traços mais marcantes foram progressivamente substituídos pelo renascimento comercial, ressurgimento das cidades, centralização do poder na figura do rei e declínio da cultura teocêntrica. Os vínculos e a hierarquia entre a nobreza feudal eram estabelecidos pelos laços de suserania e vassalagem. Um senhor feudal, possuidor de grandes porções de terra, doava uma parcela de suas propriedades a outro nobre. O doador passava a ser considerado suserano e o recebedor, vassalo. Estabeleciam-se entre ambos, relações de direitos e deveres. Esses laços feudais de suserania e vassalagem gerou o julgamento da investidura prestando assim, o barão, suserano do marquês, eram, ao mesmo tempo, vassalo e conde.
Palavra-chave: Feudalismo. História. Senhores feudais
ABSTRACT
The foundations of feudalism and the invasions, the average age (476-1453) in Europe was characterized by the formation, rise and decline of an economic system, political and social termed feudalism. Its origins lie in the integration of traces of Roman and Germanic societies. Romans, feudalism inherited the system Roman villas, which led subsequently fiefs; relations settlement, which originated with some modifications relations of servitude, and Christianity, which determined the feudal culture. The Germans, feudalism incorporated agropastoral economy; ate armadillos, which resulted in the ratio of suzerainty and vassalage; decentralization of power, and customary law, based on customs and not the written law.
The definitive establishment of feudalism occurred with the Muslim invasions in the eighth century, and the Magyars and Normans in the ninth century. The trade declined, the economy is fully rizou agra, society ruralizou up . The serfs lived in huts. Feeding poorly, were illiterate and clung to superstitions,
...