Monteiro Lobato
Exames: Monteiro Lobato. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: psicologia2014 • 30/9/2014 • 210 Palavras (1 Páginas) • 185 Visualizações
Monteiro Lobato
Monteiro Lobato muito reconhecido na literatura infantil.
Foi alfabetizado por sua mãe. Perdeu o pai em 1898 e sua mãe no ano seguinte.
Começou a ler na biblioteca do avô com sete anos, e escreveu para as publicações das escolas, que passou a frequentar na mesma época.
Fez Faculdade de direito para agradar o avô. Formado em direto, trabalhou como promotor público. Quando trabalhava na promotoria, conheceu sua esposa, Maria Pureza.
Seu avô morreu em 1911, herdou a Fazenda Buquira e passou a viver nela com sua esposa e seus quatro filhos. Com sua nova vida no campo, permitiu uma dedicação às letras, trabalhando em diferentes negócios no interior. Lobato não gostava de ser fazendeiro, e decidiu trabalhar no comercio do Viaduto do Chá. Os problemas financeiros fez o escritor vender a fazenda. Em 1916, Monteiro Lobato foi para São Paulo, onde criou à revista “Paraíba” e trabalhou para “O Estado de São Paulo. Ele era escritor, e também atuou como editor. Defendia que o governo brasileiro precisava investir em estradas, petróleo e ferro. Ele tinha estilo de escrita simples. Em seus escritos, não buscava agradar, dizia o que pensava não se importava com a ocasião. Algumas de suas escritas havia ironia nas palavras, tinha linguagem clara e objetiva.
...