Neoplasticismo
Tese: Neoplasticismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: piazzon • 30/9/2014 • Tese • 572 Palavras (3 Páginas) • 250 Visualizações
1- O que é o “De Stijl”, qual a sua origem e representantes?
A revista "De Stijl" foi uma publicação iniciada em 1917 por Theo van Doesburg e alguns colegas que viriam a compor o movimento artístico conhecido por Neoplasticismo, movimento estético que teve profunda influência sobre o design, artes plásticas e sobre a poesia. Devido à influência dos textos da revista, que muitas vezes assumiam um aspecto de manifesto, o próprio movimento neoplástico (e mais tarde, o Elementarismo) é confundido com o nome da revista. Também costuma-se chamar o seu grupo criador pelo título da publicação. Entre seus colaboradores estavam, além de Doesburg, o pintor Piet Mondrian, o designer de produto Gerrit Rietvield, entre outros.
2- Descreva as características arquitetônicas do “De Stijl”, cite um exemplo
Foi o primeiro movimento a introduzir no pensamento arquitetônico a ideologia do plano, a cidade como uma estrutura produtiva. O manifesto do movimento De Stijl revela uma arquitetura que equilibra o individual e o universal, além da libertação da arte tanto das tradições como do culto a individualidade. Trata-se da tradição racionalista da prática cubista e ideais futuristas, que se apresenta como alternativa construtiva frente ao dadaísmo (corrente metafísica). O grupo se propõem a representação dos elementos plásticos em uma polêmica anti-expressionista. Concepção idealista desconectada da prática histórica. Uma arquitetura cientificamente controlável O neoplasticismo: a idéia de que a arquitetura é um objetivo que tende as artes figurativas. O manifesto do movimento De Stijl revela uma arquitetura que equilibra o individual e o universal, além da libertação da arte tanto das tradições como do culto a individualidade. Com o intercâmbio entre o movimento e a Bauhaus, o ideal neoplástico tornou-se imensamente popular, com produção e consumo em escala industrial de infindáveis peças diretamente inspiradas pelas propostas do grupo holandês, que adquiriram um caráter ‘moderno’, voltado para o futuro. Até hoje, obras como a Poltrona de Rietveld são imediatamente associadas a uma atitude voltada para o futuro, sendo comum ver até mesmo em filmes de ficção científica cenários recheados de elementos neoplásticos como forma de realçar o aspecto ‘futurista’ do ambiente.
3- O que é o neoplasticismo arquitetônico e qual a origem do termo?
O neoplasticismo: a idéia de que a arquitetura é um objetivo que tende as artes figurativas. Neoplasticismo, do holandês nieuwe beelding, “nova construção”, foi uma teoria estética proposta por Mondrian que influenciou a sua pintura, e a dos seus colegas como Van Doesburg, entre 1912 e 1920.
A preocupação estrutural, em detrimento de quaisquer floreios ornamentais, expressa-se, portanto, não só na pintura de Mondrian como na arquitetura dos adeptos do De Stijl. O racionalismo de fundo místico, partindo da premissa de uma essência harmônica universal (isto é, um conceito impessoal de Deus), opera em todos os níveis artísticos do Neo-Plasticismo.
4- Escolha uma obra arquitetônica do Stijl e faça uma descrição
Dentre as obras arquitetônicas
...