O Absolutismo e Mercantilismo
Por: Joyce Lucena • 2/9/2019 • Trabalho acadêmico • 314 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
ABSOLUTISMO
O absolutismo é um regime político onde todo o poder se concentra apenas na mão do rei (religião, impostos, leis, sociedade etc.).
Antes do rei assumir o cargo ele precisava que as pessoas o idolatrassem e para isso ele teria que convencer a população que um governo forte era necessário, a ideia era divulgada através da publicidade, exemplo: jornais, livros etc.
O rei criou um exército forte que servia para reprimir, prender ou até mesmo matar qualquer pessoa que não concordasse com seu governo.
O rei também decidiu fazer alianças com a nobreza que apesar de estarem falidos, eles ainda tinham status e em troca, o rei distribuiu cargos administrativos para eles. O rei também fez alianças com a burguesia, a camada social que tinha dinheiro para financiar o seu governo, a burguesia tinha interesse pois ela estava expandindo seus negócios e o rei autorizava a ida da burguesia para as índias em busca de especiarias.
O rei também criava leis para ampliar o seu poder sem a aprovação da sociedade.
MERCANTILISMO
Esse sistema político, tinha como base de sustentação econômica, o mercantilismo que é um sistema econômico que ajuda o absolutismo a desenvolver a economia do país. Suas principais características são:
- Metalismo: uma crença segunda a qual, quanto mais ouro e prata o país tivesse, mais rico ele seria.
- Balança Comercial Favorável: o objetivo era exportar o máximo e importar o menos possível, assim eles manteriam suas riquezas em seu país e eles obteriam um saldo positivo na balança comercial.
- Protecionismo: Isso impedia que outros países tentassem vender seus produtos no país, então o rei aumentou o máximo seus impostos e isso fez com que a população comprasse apenas em seu país.
- Exclusivo colonial: As colônias deviam comercializar exclusivamente com suas metrópoles. O objetivo era conseguir comprar das colônias pelo menor preço e vender para elas pelo maior preço possível.
...