O Amarcod: A lembrança do Fascismo
Por: Ana Paula Machado • 27/10/2017 • Trabalho acadêmico • 804 Palavras (4 Páginas) • 225 Visualizações
Trabalho: Amarcod, a lembrança do Fascismo
Roteiro de apresentação:
I. Proposta de Apresentação: Discutir as relações do filme apresentado com o regime fascista, encontrando em algumas cenas características do mesmo. Além disso, faremos uma breve comparação entre o fascismo na Itália e algumas características dele no Brasil no período da Ditadura Militar e na Ditadura Vargas.
II. Assuntos Centrais:
A) Quem é Frederico Fellini
Premiado diretor de cinema, nascido em 20 de janeiro de 1920, em uma pequena cidade litorânea da Itália. Fellini tem uma verdadeira aversão a engajamentos políticos, após viver uma juventude marcada pelo regime de Benito Mussolini, aonde respirava uma atmosfera carregada de suas ideologias, preconceitos, proibições e, certamente, dos discursos de sua propaganda.
B) Amarcod, ‘’eu me lembro’’
Amarcod é considerado sua obra-prima. Gravado em 1973, e premiado com um Oscar 1976, Fellini busca mostrar de forma bem satírica um fascismo dentro da pacata cidade de Rimini. O filem trata principalmente da memória do fascismo dos anos 30. A narrativa acontece em um enredo fragmentado, no qual diversos personagens são retratados e que se movimentam num universo marcado pelo tripé ‘’autoritarismo, família e religião. As manifestações repressoras do regime fascista serão tratadas muitas vezes na esfera do lúdico e com o viés humorístico tão a gosto da imaginação de Fellini.
C) Fascismo
Na Itália, o Fascismo foi um regime político totalitário, ou seja, uma forma de controle total do Estado sobre todos os aspectos da vida social. Era caracterizado por um forte sentimento nacionalista e antidemocrático e contaram com o decidido apoio da elite empresarial. Benito Mussolini(1883-1945) foi o líder do Partido Fascista e era conhecido como Duce.
Alguns estudiosos apontam a crise de 1929, como um fortalecimento de regimes fascistas (ou totalitários) ganhassem mais força e chegassem ao poder em vários países. Na Itália, Mussolini já havia chegado ao poder no início dos anos 20.
D) Amarcord e o fascismo
O filme possuí uma gama de cenas que representam ao estilo felliniano um retrato do regime fascista. Em uma delas, por exemplo, conhecida como ‘’visita dos fascistas’’, a vila para, com intuito de comemorar o aniversário de Roma, nesse dias as ruas são enfeitadas de bandeiras italianas e do partido fascista. Além disso, moças e rapazes usam seus uniformes da juventude fascista assim como seus professores que também os vestem. É um momento em que a vila aguarda a chegada de um comboio que trará o alto dignitário a visitar a ilustre e humilde vila. O filme é repleto de detalhes que trazem o fascismo para cena. Outro que podemos citar é a professora de matemática, que pode ser considerada o próprio Duce em uma versão feminina.
E) Fascismo Brasil X Itália
Simultânea a onda que varria a Europa instaurando governos autoritários, no Brasil o Estado Novo é também instaurado. Nesse momento se reforça a interpretação de que a democracia liberal estava definitivamente liquidada.
O Fascismo (1922-1943), ditadura Vargas (1937-1945) e ditadura militar
...