O Ano 1609: Da Tradicional ao Nascimento da Astrofísica
Por: ronaldonunes1 • 6/3/2022 • Trabalho acadêmico • 468 Palavras (2 Páginas) • 105 Visualizações
Texto: 1609: Da Tradicional ao Nascimento da Astrofísica
O presente estudo tem como principal objetivo discutir de forma pormenorizada o texto 1609:
Da Astronomia Tradicional ao Nascimento da Astrofísica. Nessa perspectiva, ele irá abordar
história da Astronomia, bem como, discorrer sobre os autores Galileu, e a teoria do geocentrismo, Johannes Kepler, autor da obra “Astronomia nova”, que contribuiu de forma muito significativa para o ano de 1609 com o pensamento a respeito do universo e Cláudio Ptolomeu, com a obra “O Almagesto” que revolucionou o estudo da Astronomia, essas são obras e teorias sustentadas até os dias atuais.
Em primeira análise vale discorrer sobre o surgimento da Astronomia, ela surgiu na pré- história através da movimentação do sol que indicava as melhores estações para o plantio e colheita da agricultura. Além disso, também era observado a posição do sol para construção das casas, visando uma melhor sensação térmica e bem estar, outro conhecimento desenvolvido foi a observação das fases da lua, que na época servia para marcar o tempo. Ademais, essa marcação foi derrubada quando Júlio César, introduziu o calendário Juliano, dissociando assim essa ligação entre a lua e os meses do ano.
Em segunda análise, o trabalho de Cláudio Ptolomeu, na obra “O Almagesto” contava comum resumo geral de todos os trabalhos anteriores, essa obra traz fundamentos e resultados melhores que os já pesquisados anteriormente, sendo uma fonte riquíssima de conhecimento e derrubando todas as teses dos antigos autores. Nesse sentido, é a partir dos estudos de Ptolomeu, que conseguiu calcular os movimentos dos cinco planetas, visto a olho nu, que foram eles: vênus, mercúrio, saturno, júpiter e marte, essa teoria baseia-se em um modelo geométrico. O Almagesto, continuou sendo uma das obras mais ricas de detalhes, porém não foi utilizada nos estudos medievais, que passou a ser estudado apenas no século IV d.C. pelos Árabes, que por conseguinte no Renascimento veio a influenciar autores como Nicolau Copérnico e Johannes Kepler em seus estudos, foi através dessa outra que esses autores conseguiram chegar às conclusões de suas pesquisas.
Em terceira análise, vale enfatizar a comprovação de Nicolau Copérnico, que conseguiu provar sua teoria de que eram os planetas que giravam em torno do sol e não o contrário. Outro defensor do Heliocentrismo era Klepler, através da análise do trabalho de pré-telescópia, os trabalhos de cosmologia de Aristóteles, seria explicado pelas ações de forças físicas, chegando à conclusão de que os caminhos dos planetas são elipses e não círculos. Esses trabalhos, mesmo que independentes, derrubaram as visões anteriores, assim como, marcaram o desenvolvimento científico e filosófico que se iniciou no século XVII e revolucionou desde então. Nesse sentido o texto traz um rico conteúdo acerca do nascimento da Astrofísica e a importância dos pioneiros desse estudo até autores que conseguiram revolucionar esse estudo com base científica, esses são alguns aspectos abordados no texto.
...