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O Curso de Licenciatura em História

Por:   •  23/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.299 Palavras (14 Páginas)  •  229 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Curso de Licenciatura em História

Aluno (a):Jefferson Gomes  e  Felipe Idalino

Disciplina: Antropologia Cultural                

Professor: Eduardo Lima        Data: 30/05/2015

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  • Leiam as questões com bastante atenção e utilizem bem o tempo de vocês.
  • A prova pode ser feita em dupla.
  • Não serão aceitas provas fora do prazo estipulado.
  • Cópias não serão toleradas, portanto cópia igual a 0,0.
  • Vocês deverão escolher TRÊS questões entre a 1, 2, 3 ou 4
  • A quinta questão é OBRIGATÓRIA.
  1. Iniciamos nossa disciplina discutindo o surgimento da Antropologia enquanto ciência, sua abrangência (Texto a Abrangência da Antropologia), seu campo de pesquisa, as diversas abordagens (texto O campo e a abordagem antropológicos) e, também, fizemos um breve percurso da História da Antropologia (texto A pré-história da Antropologia). A partir da leitura dessas apostilas disserte sobre o nascimento da antropologia enquanto ciência, seus campos de pesquisa, seu objeto (não esquecer da crise da antropologia),  as ciências que auxiliam a antropologia na sua produção de conhecimento e suas dificuldades. Lembre-se que a Antropologia se modificou muito ao longo de sua história até chegar no que entendemos por Antropologia nos dias atuais.  (Utilize no mínimo duas laudas para sua resposta. Questão vale 2,0 pontos).
  1. Em determinado momento do texto “Antropologia Cultural, objeto e Método” o autor faz referência ao conceito de cultura. Como é apresentado esse conceito e quais são as acepções do termo “cultura” apresentada pelo autor. Não esquecer de explicar todas essas acepções. (Utilize no mínimo duas laudas para sua resposta. Questão vale 2,0 pontos).
  1. No texto “Dinamismo cultural” Gonzaga de Mello trabalha com o funcionamento da cultura. Apresenta dois processos culturais e seus aspectos. Que processos são esses? Quais aspectos são discutidos pelo autor? A partir da leitura do texto como você entende as relações entre Cultura e Ambiente e Cultura e Personalidade? . (Utilize no mínimo duas laudas para sua resposta. Questão vale 2,0 pontos).
  1. “Por vezes, se diz que a ciência ou o seu estudo é por demais teórico. Os que assim pensam exigem um estudo voltado para sua aplicação, isto é, advogam uma ciência útil e preocupada com a solução dos grandes problemas da humanidade. No outro extremo, por seu turno, cerram fileiras aqueles que defendem o não-envolvimento da ciência com o utilitarismo, os que exigem uma ciência pura e desinteressada, que busque o conhecimento pelo conhecimento e seja capaz de descobrir as denominadas “leis científicas”.” (DE MELLO, 2009, P.172)

Nos textos referentes às Teorias antropológicas é discutido esse dualismo da ciência. De que maneira as teorias Evolucionista, Difusionista e Funcionalista trabalharam o seu objeto de estudo que é a Cultura? Como também, em que aspectos elas se aproximam e em quais elas se afastam? (Utilize no mínimo duas laudas para sua resposta. Questão vale 2,0 pontos).

  1. QUESTÃO OBRIGATÓRIA

“Meu ponto de vista, que deve ser claro e, espero, logo se tornará ainda mais claro não é que não existam generalizações que possam ser feitas sobre o homem como homem, além da que ele é um animal muito variado, ou de que o estudo da cultura nada tem a contribuir para a descoberta de tais generalizações. Minha opinião é que tais generalizações não podem ser descobertas através de uma pesquisa baconiana de universais culturais, uma espécie de pesquisa de opinião pública dos povos do mundo em busca de um consensus gentium que de fato não existe e, além disso, que as tentativas de assim proceder conduzem precisamente à espécie de relativismo que toda a abordagem se propunha expressamente evitar. “A cultura Zuñi preza o autocontrole”, escreve Kluckhohn; “a cultura Kwakiutl encoraja o exibicionismo por parte do indivíduo. Esses são valores contrastantes, mas aderindo a eles, os Zuni e os Kwakiutl mostram sua adesão a um valor universal: a apreciação de normas distintas da cultura de cada um”. Isso é simples evasão, mas é apenas mais aparente, não mais evasiva do que as discussões em geral sobre universais culturais”.

No texto A interpretação das culturas, o antropólogo Clifford Geertz defende uma tese sobre a possibilidade de se fazer generalizações nos estudos culturais, que tese é essa? E de que forma esse autor constrói sua argumentação ao longo do texto? (Utilize no mínimo duas laudas para sua resposta. Questão vale 4,0 pontos).

RESPOSTAS:

1 - Somente na segunda metade do Século XIX, é que surge a preocupação com a alteridade e com as formas culturais diferentes das encontradas na Europa, começou a ganhar importância o estudo do outro e esse será o principal objeto de estudo da antropologia. Nesse momento, aquelas sociedades, que no Século XVIII se conheciam como sociedades da natureza, começaram a ser chamadas de primitivas. E através desse objeto empírico da antropologia. É que o estudo do homem vai virar o que hoje se conhece como antropologia; somente nesse momento tomará a forma de uma disciplina científica. Para isso foi necessário que se produzissem algumas mudanças na forma de coletar os dados. Para que uma disciplina seja considerada científica tem que ter um objeto, um método e um paradigma, isto é, uma ideia chave central. Também havia um método. Ele consistia em estudar os relatos das viagens nas quais se descreviam esses diferentes modos de vida. No final do Século XIX, com a profissionalização da disciplina, se percebeu que era necessária alguma forma de controlar esses relatos; uma dessas formas foi que os próprios antropólogos começassem a fazer observações. Com isso, começou a se definir o método da antropologia que ficou conhecido como “trabalho de campo.”.

Com o amadurecimento do conceito de Evolução a antropologia encontrou uma forma de interpretar a diversidade cultural e, desse modo, estabeleceu uma ordem nas culturas diferentes do mundo. Para completar esse contexto histórico-cultural em que se originou a disciplina antropológica é importante também lembrar que na segunda metade do Século XIX, se manifestou uma nova situação de conflitos no mundo, que é a conquista colonial.

É através da relação de comparação, que percebemos a alteridade. Assim podemos concluir que a antropologia busca produzir um conhecimento sobre nós, mas observando as especificidades culturais do outro. O que estuda a antropologia são diferenças e essas diferenças só são acessíveis através da relação. Os estudos antropológicos procuram verificar também os níveis de relação que existe entre as culturas, entre os indivíduos, a relação do homem com a sua cultura e dela com o meio ambiente. O homem possui uma característica diferencial em relação a todos os outros animais: ele é ao mesmo tempo um ser biológico e um ser cultural, a partir do momento que o homem inventa sua cultura, ele acaba de diferenciando dos outros animais. Enfim a antropologia busca o estudo do homem num enfoque totalizador que integre os aspectos culturais e biológicos, no presente e no passado, focalizando as relações entre o homem e o meio, entre o homem e a cultura e entre o homem com o homem.

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