O Japão: Passado e Presente
Por: lly67 • 27/5/2018 • Trabalho acadêmico • 10.182 Palavras (41 Páginas) • 193 Visualizações
Toyotomi Hideyoshi[pic 1]
(豊臣秀吉)
por Aline Montenegro, aluna nº 148755
O Japão: Passado e Presente
Docente: Professor Pedro Lage Reis Correia
2017/2018
Referência Bibliográfica
- Turnbull, Stephen. (2010). Toyotomi Hideyoshi. Osprey Publishing. Grã-Bretanha.
Toyotomi Hideyoshi (1536-98), cujas grandes campanhas e ascensão ao poder levaram-no a ser comparado a Napoleão Bonaparte, foi responsável por tirar o Japão da divisão do Sengoku Jidai e introduzi-lo na unidade de uma era de elegância, crescimento económico e consolidação política. No entanto, nada disso poderia ter sido alcançado sem as campanhas militares que precederam e trouxeram a solução política. Além disso, mesmo que as imensas habilidades de Hideyoshi na negociação com aliados cautelosos e a sua generosidade revolucionária para inimigos derrotados fossem fatores vitais para alcançar os seus ambiciosos objetivos, ele não poderia ter tratado os seus inimigos de tal forma, se não os tivesse derrotado pela primeira vez, nem teria ganhado debates com rivais se não tivesse tido a autoridade militar para superá-los.
A reunificação do Japão de Hideyoshi foi um colossal empreendimento militar realizado com sucesso pelo filho de um fazendeiro que lutou como soldado raso; e para Hideyoshi, os seus primeiros desafios militares deveriam ser fornecidos pela questão da sua própria sobrevivência. Isso implicou a escolha crucial sobre qual dos vários mestres que ele poderia seguir, e tendo escolhido e prestado um serviço fiel até a morte desse senhor que se constata a segunda questão de como ele poderia beneficiar desse desenvolvimento inesperado e obter para si o objetivo para o qual tinha trabalhado o seu falecido mestre. A partir desse momento, a experiência de comando que ele tinha adquirido no serviço de outro forneceu as bases para liderança excecional por direito próprio, primeiro a nível tático e depois a nível estratégico, onde todos os recursos militares e políticos que possuía reuniram-se para unir o Japão sob sua espada. Quando morreu em 1598, este foi o legado que ele transmitiu ao seu filho recém-nascido, Hideyori, cuja menoridade foi infelizmente explorada por rivais, um dos quais iria se aproveitar do que o Hideyoshi acreditava ter garantido para os seus próprios descendentes. No entanto, no regime que se seguiu, uma dinastia que duraria 250 anos, todas as instituições políticas que o sustentavam podiam ser rastreadas até inovações que tinham se aproveitado da situação de paz e unidade alcançada através das campanhas militares de Toyotomi Hideyoshi, o maior comandante do Japão.
O mundo em que Toyotomi Hideyoshi nasceu em 1536 foi um domínio caracterizado por rivalidades e conflitos, onde os daimyō concorrentes (os samurais japoneses) se desafiavam para a supremacia local e, eventualmente, nacional. No entanto, este tempo de guerra estava longe de ser simplesmente uma era de caos. Essa era tinha passado à história três décadas antes, quando o primeiro daimyō mesquinho que emergiu das convulsões de meados do século XV tinha desaparecido em merecido esquecimento ou conseguido estabelecer mini-reinos grandes e seguros o suficiente para fornecer uma ordenada, apesar perigosa, vida para aqueles suficientemente afortunados para viver sob o seu domínio benevolente.
A concessão de liderança paternalista e recompensa material aos seus seguidores, e o recebimento em troca de lealdade e serviço no campo de batalha e no campo de arroz foi o acordo mutuamente benéfico que tinha caraterizado a política local no Japão desde 1467, ano que viu o início da terrível Guerra de Onin. Até aquela época, o ponto central de autoridade no Japão estava situado na pessoa do shōgun, o ditador militar, um cargo criado em 1192 dentro da família Minamoto após a sua vitória na Guerra de Gempei. Em 1467, o shogunato estava há muito nas mãos da família Ashikaga, que havia tomado o poder após uma tentativa desastrosa durante o século XIV para restaurar o poder do imperador divino do Japão, cujo regime desde 1192 tinha sido em grande parte cerimonial e religioso. Os Ashikaga tinham sido ocasionalmente forçados a lidar com rebeldes e disputas entre proprietários de terras durante o século pelo qual tinham regido, mas durante todas estas convulsões o centro se manteve firme.
Em 1467 tudo estava para mudar. Uma disputa de sucessão dentro da própria família do shōgun colocou em desacordo um número das famílias de samurais mais poderosas do Japão. Grande parte da discussão imediata ocorreu na capital de próprio Kyoto, e, como vastas áreas daquela bela cidade imperial e shogunal foram destruídas, o mesmo aconteceu com a reputação e a autoridade do shogunato. As perdas cruciais entre os poderes do shōgun incluíram o direito absoluto de nomear representantes para governar e taxar províncias distantes, recrutar tropas e entrar em guerra. Este colapso de autoridade, portanto, deu início a uma era de ouro de oportunidade para qualquer guerreiro disposto a tentar a sua sorte. Esses homens foram os primeiros daimyō, um grupo muito distinto. Alguns pertenciam a famílias bastante antigas que estavam bem estabelecidas nos seus domínios, cujos antepassados tinham outrora prometido fidelidade ao shōgun e recebido em troca uma comissão para governar localmente em nome do shōgun. Outros eram apenas oportunistas militares, que usurparam o poder nas suas localidades recorrendo ao assassínio e violência e acabaram a lutar pela defesa dos seus pequenos territórios na segurança de castelos no topo de montanhas usando exércitos de samurais. À medida que os anos passavam, certos territórios cresciam à custa de outros. Esses domínios afortunados eram melhor governados e melhor liderados por homens cujas habilidades em combate eram as suas proezas mais importantes, de modo que, na década de 1530, existiam diversos domínios consideráveis onde se poderia encontrar um ambiente estabelecido de agricultura, comércio e cultura que imitasse a sofisticação do agora shogunato largamente impotente em tudo, exceto em escala.
Para muitos dos futuros daimyō do Japão que nasceram por volta de 1536, o seu caminho para a grandeza começou com o nascimento em grandeza comparativa e, em seguida, talvez serviços durante a juventude como pajem numa das maiores famílias. Este processo foi posto em prática em várias ocasiões como um método de reféns formal, mas aplicações menos cínicas poderiam resultar em alianças que se manteriam firmes durante décadas e forneceriam uma forma de treinamento para um jovem guerreiro que era inigualável.
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