O Primeira Guerra Mundial
Por: Joyce Barros • 18/9/2018 • Trabalho acadêmico • 636 Palavras (3 Páginas) • 130 Visualizações
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Entre 1871 até 1914 os países da Europa viviam uma época de avanços tecnológicos belle epoque. A Alemanha estava cada vez mais forte economicamente, porém devido à sua unificação tardia, ela possuía poucas colônias, e colônias naquela época determinavam poder. A Alemanha queria expandir seus territórios, a França buscavam um meio de conquistar seus territórios perdido e a Áustria-Hungria tinha uma rixa com a Sérvia, não queria fazer parte do Império eles ansiavam pela independência, basicamente as maiores potências da Europa estavam disputando por poder.
Os países que tinham os mesmos interesses acabaram fazendo alianças militares entre elas estava a Tríplice Aliança formada pela Alemanha, Itália E Áustria-Hungria e o Tríplice Entente formada por Rússia, França e Reino Unido.
Em 1914 o herdeiro do trono Áustrio-húngria Francisco Ferdinando foi assassinado pela possivelmente pela Sérvia enquanto estava visitando a Bósnia, por esse motivo a Áustria-Hungria declarou guerra a Sérvia, a Rússia aliada da Sérvia começou a mover suas tropas, então a Alemanha decidiu entrar no conflito declarando guerra contra a Rússia e a França , a Itália permaneceu neutra já que o tratado era apenas de defesa.
Após a invasão alemã na Bélgica, o Reino Unido resolveu entrar na guerra contra a Alemanha. Na parte oriental a Alemanha e a Áustria-Hungria lutavam contra a Rússia, e conseguiram barra-los por um tempo. O Império Otomano entrou em guerra ao lado do Império central. Assim o Japão declara guerra a Alemanha para honrar sua parceria com o Reino Unido e conquistar alguns territórios, como as ilhas oceânicas
Estava acontecendo guerra em várias regiões diferentes, entrando assim o mundo todo em guerra. Os EUA estava apenas lucrando com as vendas de armamentos e emprestando dinheiro para os aliados durante toda a guerra, após a Alemanha afundar navios Norte Americanos e navios brasileiros, os EUA e o Brasil entra em guerra contra a Alemanha.
Houvendo assim várias batalhas em todos os cantos, com vitórias e derrotas para ambos os lados. Em função das promessas territoriais que recebeu, a Itália entrou no conflito ao lado da Tríplice Entente derrotando e forçando o Império Áustro-húngaro à capitulação na batalha de Vittorio Veneto, então o Império alemão teve que continuar lutando sozinho.
Em 1917 acontece a revolução Russa e eles resolveram sair da guerra, sem o Império Russo os Império centrais estavam perdendo batalhas e acabaram-se redendo-se, apenas a Alemanha continuou com a guerra, mas seus conflito interno fez com que o Imperador alemão renucia-se ao trono,fazendo tornar-s a Alemanha em uma republica, e foi obrigada a assinar o tratado de Versalhes, que os culpavam pela eclosão guerra.
Assinando o tratado de Versalhes, a Alemanha foi proibida de possuir um exército grande novamente, teve que pagar altos débitos devido à guerra. Vários países foram criados e vários países sumiram, os EUA se tornou a maior potência mundial e foi criada a liga das Nações para evitar outra guerra do tipo.
Consequências da primeira guerra mundial.
• 11 milhões de mortos (destes, 8 milhões eram combatentes).
• Fim
...