O Que é Sociologia?
Por: lkarollayny • 13/10/2019 • Resenha • 388 Palavras (2 Páginas) • 121 Visualizações
O que é Sociologia?
A Sociologia é a ciência que tenta explicar a vida social, seu precursor é Auguste Conte que tinha uma linha de pensamento positivista. Ela surgiu na primeira metade do século XIX, onde a sociedade passava por um período de transição de um sistema feudal para o capitalista. A Revolução Industrial e a Revolução Francesa foram o grande cenário para o surgimento dela.
A Revolução Industrial teve como marco o sucesso da indústria capitalista, onde uma classe minoritária dominante obtinha o controle dos meios de produção e do capital, com a introdução das maquinas, os trabalhadores foram substituídos, com isso a grande massa humana era submetida a longas jornadas de trabalho, em condições deploráveis e com salários de subsistência. Com essas transformações na organização social, os indivíduos do campo começam a emigrar para as cidades, essa rápida industrialização e esse grande crescimento emigratório, acarretou para diversos problemas na sociedade: aumentos na criminalidade, alcoolismo, violência, prostituição e surtos de epidemias, que logo dizimaram uma fatia considerável da população. Logo, surgiram os proletariados (classe trabalhadora), eles obtinham certo sentimento de revolta desse sistema, o que foi refletido na destruição de máquinas e equipamentos. Esses acontecimentos estimularam a reflexão da sociedade moderna colocando como “objeto de estudo” a própria sociedade.
Já na Revolução Francesa, o que se esperava, era que reinasse a liberdade e a igualdade sobre a ordem social tradicional, fazendo com que essas ideias se espalhassem pelo mundo. Porém, não era o que acontecia, os privilégios ficavam nas mãos da minoritária classe dominante, enquanto a população ficava à mercê do abismo. Logo, a antiga forma de sociedade foi abolida, promovendo muitas transformações na política, na vida cultural e na economia do país, não havendo mais as instituições aristocráticas e tradicionais, possibilitando igualdade entre todos os cidadãos perante a lei. A sociologia nasce, portanto, como uma reflexão acerca dos contornos da nova configuração histórica, se tornando a partir daí presente na vida da sociedade.
A relação da sociologia com a história é que, com a articulação entre as duas, se pode ter um melhor caminho para se compreender os fenômenos sócio históricos, pois os métodos sociológicos juntamente com a história, nos faz compreender os acontecimentos em si, encontrar as razões para tal ocorrência e seus desdobramentos futuros, pois os métodos tanto sociológicos como filosóficos contribuem para a formação do ser pensante.
...