O Trabalho de Horticultural
Por: talinesilva • 20/11/2016 • Trabalho acadêmico • 953 Palavras (4 Páginas) • 159 Visualizações
Introdução
Nosso trabalho será realizado em uma ONG, onde acolhem crianças no período em que não estão na escola. O intuito desta ONG é trabalhar com as crianças a importância da reciclagem, com isso nosso grupo decidiu montar uma horta, em uma parede onde não tinha utilidade, para que possamos utilizar temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura de desenvolvimento de plantas desde a seleção das espécies a serem cultivadas, plantio, manutenção de pragas e irrigação.
Para a construção desta horta utilizamos matérias recicláveis, que foram confeccionados pelas crianças.
Com isso estaremos ajudando a preservar o meio ambiente, pois vamos explicar para as crianças que este projeto é muito importante, pois estudos indicam que uma garrafa pet jogada no meio ambiente pode demorar cerca de 200 anos para se decompor, no entanto o mesmo material quando bem reaproveitado como no cultivo de hortaliças ou floreiras, pode servir para a produção de alimentos ou decoração de ambientes através da reciclagem, e também vamos mostrar às crianças a importância dos alimentos saudáveis e ensinando eles a cuidarem daquilo que eles ajudaram a construir.
Projeto Horticultura
Justificativa:
A escolha do tema Horticultura vem de acordo com a proposta de noções de educação alimentar, aproveitamento de espaço, horticultura e educação ambiental. Promovendo a implantação de hortas educativas, tem a intenção de trabalhar com os manterias recicláveis, e o manejo consciente do solo e a pratica do plantio.
Com preocupação com o aumento de geração de resíduos sólidos que vem aumentando principalmente com garrafas pets para minimizar o impacto ambiental que as garrafas pets ocasionam.
“... a implantação de hortas escolares como propostas de espaço pedagógico. Busca-se também entender como isso é feito, quais os desafios e como são superados ou contornados, quais os resultados e benefícios gerados que também motivam a continuidade dessas ações que, muitas vezes, requerem uma infinidade de esforços. Queremos com isso estimular as práticas de educação pela e na natureza por meio do cultivo nos quintais das escolas de modo geral. Incentivar e instrumentalizar professores, gestores, funcionários e familiares a fazerem parte dessas ações que vêm representando grandes mudanças e melhorias na qualidade dos ambientes escolares, na alimentação dos alunos, na ampliação da consciência ambiental e na educação para a promoção de um modo de vida sustentável.” (Webb. 2013 – p.8)
Publico Alvo:
ONG, onde acolhem crianças entre 6 a 12 anos no período em que não estão na escola.
Objetivos Gerais:
Despertar o interesse e o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação; Proporcionar oportunidades aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos; Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo; Degustar do alimento semeado, cultivado e colhido; Desenvolver através do contato com a natureza, a terra, as plantas e animais, o equilíbrio e a realização; Desenvolver habilidades para execução de hortas e jardins; Reconhecer as condições do solo, as necessidades da planta, época adequadas para plantio das diferentes espécies; Reconhecer as ferramentas, nomenclatura, utilidades, conservação e cuidados, com as mesmas. Desenvolver habilidades para o preparo da terra, dos canteiros e vasos, o desenvolvimento e adubação da terra; Reforçar o conhecimento, conscientizando-os da importância da inclusão de verduras e legumes na alimentação; Trabalhar a socialização desenvolvendo trabalho em parceria; Trabalhar aproveitamento de espaço, para hortas; Reconhecer as sementes e mudas a serem plantadas; Proporcionar experiência que demonstrem através da observação as necessidades da planta (a água, a luz, o calor, o ar, e os fertilizantes).
Objetivos específicos:
Através da comunidade escolar, educadores e alunos vão procurar estabelecer forma de atuar na produção do projeto de maneira inovadora e em união. O intuito do trabalho é sistematizar informações sobre o desenvolvimento da cultura, apontando os acertos, erros, dificuldades e descobertas, para que as crianças e todos que participaram do projeto tenham possibilidade, a cada nova cultura encontrar formas de produzir organicamente.
Desenvolvimento:
Preparar o educando para as atividades práticas, familiarizando-os com os materiais que serão utilizados, motivando-os a superar possíveis dificuldades que no início possam surgir; - Adaptar aos materiais, e o ambiente de trabalho, compatíveis com as necessidades dos educandos. - Preparar o material a ser utilizado, com a separação reconhecendo sua utilidade.
...