O conceito de vocação em Lutero. O objeto da pesquisa.
Por: Raphael Miranda • 10/12/2018 • Trabalho acadêmico • 434 Palavras (2 Páginas) • 1.032 Visualizações
Max Weber trata o capitalismo como conceito histórico não delimitado, esse que recebe
sua significação cultural conforme suas conexões com as realidades históricas. Descreve então,
uma ética peculiar do capitalismo que desenvolveu-se na Europa Ocidental e na América do
Norte no século XIV, precedente à Reforma Protestante e à figura de Lutero. Ética essa, que
desdobra-se a partir da conduta de vida racional pautada no tradicionalismo e da concepção de
trabalho intramundano dos grupos de pessoas que emergem para essa sociedade, adaptados e
relacionados com a forma capitalista de economia e impactados pelos movimentos religiosos.
Weber atenta para o fato de que a preponderância do interesse pelo ganho pecuniário sem
escrúpulos, ou seja, a exploração, não representam a conduta ética assumida nos países com alto
grau de desenvolvimento do capitalismo burguês, que ao invés disso, a ânsia por acúmulo de
capital esteve em grande medida associada aos laços tradicionais. Esse tradicionalismo
apresenta-se em espécie de sensibilidade e comportamento adotados para um estilo de vida
pautado na ética. Honestidade, pontualidade, presteza e frugalidade, que trazem crédito e
credibilidade são algumas das características das virtudes abordadas por essa ética.
A condição de sobrevivência do capitalismo, moderno principalmente, cria e educa para
si, através de seleções econômicas, empresários e operários. Educa através da ética que anima os
espíritos dos empresários a agir conforme a cadência da vida tradicional, conforme o montante de
lucros tradicional e de acordo com o modo tradicional de se conduzir os negócios. O capitalismo
moderno já não necessita mais do aval de qualquer força religiosa. Entretanto, no período anterior
à Lutero, com o calvinismo, os efeitos culturais sobre a noção do trabalho intramundano a partir
dos fatores religiosos em interação com a economia capitalista, em forma de crítica sobre a Igreja
Católica, passam a suprimir o afã pelas ações monásticas e a valorizar o trabalho intramundano
como um fim em si mesmo, como vocação. Habita dentro desse conceito de vocação as formas
concretas de pensamento e vida racionais, onde reside a dedicação de si ao trabalho profissional,
esse último, que caracteriza o principal elemento irracional, que segundo Weber, nem mesmo
altos ou baixos salários podem configurar. Dessa maneira, como o puritanismo, corrente radical
protestante, a profissão intramundana é tomada como missão
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