O racismo
Resenha: O racismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leandra21 • 19/6/2013 • Resenha • 315 Palavras (2 Páginas) • 404 Visualizações
O racismo é um preconceito contra um determinado grupo racial, geralmente diferente daquele a que pertence a outro grupo, e, isso ocorre devido a uma atitude gerada por consequência da sociedade.
Um determinado grupo social que pode dominar determinado lugar ou situação, seja em aspectos econômicos ou numéricos, tem a necessidade de se distanciar de outro grupo que, por alguma razão, seja histórica ou social, possui tradições ou comportamentos diferentes. A partir daí, esse grupo dominante constrói um mito sobre o outro grupo, que pode ser relacionado à crença de superioridade.
O racismo já existe a muitos séculos atrás e vem se modificando e aumentando ao longo dos tempos. No entanto, ele também prejudica a vida de muitos e isso tudo pelo preconceito das pessoas para com as outras de raças diferentes, principalmente com os negros e pobres. Porém, vai demorar para que as pessoas se conscientizem de que o racismo é não é coisa boa e que não importa a raça e sim a educação e o respeito das pessoas, pois cada um tem os seus valores. O Brasil é um dos países que ainda mais tem esse tipo de preconceito, por ser um país de varias raças: brancos, negros e índios. O racismo no Brasil se apresenta como um dos grandes desafios a serem superados pela população negra, já que essa parte da população vive em condições de extrema pobreza, diferente da outra população que se torna a dominante (branca) e possuem melhores condições de vida.
O racismo, no Brasil é crime inafiançável e imprescritível, ou seja, é conduta de natureza grave, que não permite ao agressor livrar-se da prisão (em flagrante) mediante pagamento de fiança e nem o Estado perde o direito de punir ou de aplicar a punição, com o decorrer do tempo.
...