TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Índio De Hoje

Pesquisas Acadêmicas: O Índio De Hoje. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 2

Antigamente todo dia era dia de Índio, pois eles foram os primeiros habitantes das terras brasileiras. Pensamos nos índios como se fizessem parte do passado, mas eles continuam existindo , produzindo e reivindicando seus direitos e seguindo suas tradições, embora em número bastante reduzido.

Por que o declínio? Alguns abandonaram suas tribos e se casaram com gente da população rural. Mas as reduções no número são principalmente atribuídas ao contato com o homem civilizado e suas doenças que causaram devastações entre os índios. A tuberculose, a escarlatina, a poliomielite, o sarampo e a gripe colheram todo o seu quinhão.

Há dois anos, uma investigação foi feita do declínio. Ela indicou que a ganância do homem branco era também uma das causas principais. Exemplificando, O Estado de São Paulo noticiou que o Governo Federal descobriu o confisco e a venda ilegais de terras dos índios. Títulos de propriedade foram ilegalmente passados para criadores de gado e proprietários de terra que resultaram na expulsão dos índios.

Hoje, são 230 povos e, pelo menos a metade, vive quase que exclusivamente das fontes tradicionais (caça e pesca), como os Piripikura que vivem no Mato Grosso, enquanto outros já sabem usar computador, falam português e até atuam como políticos. Como você pode perceber, não dá para generalizar o modo de viver dos índios porque cada grupo vive de um jeito. Muitas pessoas se lamentam por pensarem que os indígenas estão perdendo sua cultura por ficarem cada vez mais parecidos com os homens brancos. Mas os indígenas se defendem e dizem que o modo de vida de toda sociedade se transforma com o passar do tempo e, com eles, não poderia ser diferente.

Alguns indígenas brasileiros ainda vivem isolados e sem contato com o homem branco, mas boa parte deles está integrada à vida moderna

Hoje, existem muitos índios que vivem em casas que têm luz elétrica e som. Já somam 5 mil os índios matriculados em universidades, estudando Medicina e Direito, por exemplo, e 20 mil os professores indígenas que ensinam nas línguas que falam. “O que caracteriza ser índio ou não é o jeito de viver, que está muito ligado a símbolos: por exemplo, o jeito de eles explicarem como acontecem os fenômenos da natureza, como os trovões, a chuva... é tudo mitológico”, diz a professora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com