OFICINA DE QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
Exames: OFICINA DE QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 8/11/2013 • 738 Palavras (3 Páginas) • 2.328 Visualizações
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
1. Apresente três vertentes apontadas pela autora à compreensão do capitalismo como categoria histórica?
Três grandes vertentes que devem ser examinadas, segundo Dobb, quando se pretende obter uma compreensão efetiva do capitalismo como categoria histórica.
• A primeira é a proposta pelo economista alemão Werner Sombart espirito capitalista em épocas diferentes, o protestantismo havia produzido o espirito capitalista.
• Segunda vertente escola clássica alemã sistema comercial do capitalismo, situando-o como uma forma de organização da produção que se move entre o mercado e o lucro.
• A terceira vertente- o capital é uma relação social e o capitalismo um determinado modo de produção, marcado não apenas pela troca monetária, mas essencialmente pela dominação do processo de produção pelo capital.
2. Qual a visão da autora sobre a divisão social do trabalho?
Que a burguesia por ser a dentora do capital e dos meios de produção una-se na busca da consolidação da era inteiramente esvaziado de qualquer sentido humano, pois aos seus olhos e operários era apenas e tão somente força de trabalho uma mercadoria como qualquer outra necessitava somente para expandir seu capital.
3. O que foi a lei de assentamento de 1563 e lei dos pobres de 1597?
Lei do assentamento, de 1563, impedia-os de se mudar de aldeia sem permissão do senhor local, lei dos pobres, de1597, declarava indigentes e retirava o direito de cidadania econômica daqueles que fossem atendidos pelo sistema de assistência publica.
4. Qual o significado da revolução industrial para o capitalismo e para a classe trabalhadora?
Os operários individuais, por força de seus movimentos e lutas e de forma contraditórias e complexas haviam se transformado em um proletariado fabril de caráter mais homogêneo caminhando já coletivamente para a construção de sua identidade de classe.
5. O que foi o movimento Luddita e Cartismo?
Cartismo – esse movimento que lutava pela aprovação da carta do povo. Luddismo ou movimento Luddita – destruição das maquinas unidos em um movimento que tinha por objetivo central a destruição das maquinas e revoltados com o rigor das medidas adotados pelas autoridades, os trabalhadores intensificaram seus ataques. O movimento, que em alusão a um lideres o trabalhador William Ludd, recebera o nome de Luddismo ou movimento Luddita, se estendeu de forma anárquica por todos os distritos manufatureiros ingleses, sobretudo durante quinze anos do século XIX.
6. A Burguesia no inicio do capitalismo apresentou duas tendências quanto às formas
Questão Social: A escola humanitária e a Filantrópica. Apresente as principais características das duas.
Duas eram as grandes tendências produzidas pela economista da época, sob influencia dos economistas clássicos, especialmente Adam Smith e Ricardo, que podiam constituir referencias básicas para orientar o posicionamento da burguesia , quanta às formas de enfrentamento da questão Social, a escola humanitária e a Filantrópica. A escola humanitária e a que lastima o lado mau das relações de produção atuais Ex: aconselha os operários a serem sóbrios.
A escola Filantrópica é a escola humanitária aperfeiçoada. Ex: nega a necessidade antagonismo.
7. Segundo a autora o discurso da igualdade de todos ocultava a profunda desigualdade de classe. Faça uma analise afirmativa.
Baseado na igualdade e harmonia entre as classes, a pratica social burguesa procurava gerar a ilusão de que queria ajuda mais isso não acontecia.
8. Por que a autora afirma que a origem do Serviço Social como profissão tem marca profunda do capitalismo Porque a origem do serviço social como profissão tem, pois, a marca profunda do capitalismo e do conjunto de variações que a ele estão subjacentes alienação, contradição, antagonismo – pois foi neste vasto caudal que ele foi engendrado e desenvolvido. O serviço social era, então, mais um instrumento da burguesia, que consolidando sua identidade, buscava apaziguar as possíveis manifestações individuais e coletivas e assim manter a ordem.
9. O capitalismo trouxe mudanças significativas para a sociedade. Quais as principais marcas deste modo de produção?
A marca da desigualdade, da posse privada de bens, da exploração da força de trabalho.
10. O que podemos entender sobre as crises cíclicas? Cite alguns fenômenos sociais que ocorrem.
As crises cíclicas do capitalismo criaram vários problemas, como hipertrofia da mão de obra e o exercício industrial de reservar e também como miserabilidade. Em outras situações os trabalhadores encontravam se vivendo precariamente, havendo a miséria de qualidade de vida dos operários, vivendo minada pela fome, doença, as expectativas de vida nessas condições eram muito baixas a generalização da miséria era tão intensa que chegava a atingir de 20% da população. Esses problemas que ocorriam raramente não eram individual, afetiva ate três quartos da população.
...