OS POEMAS DE HOMÉRO - UMA BREVE ANÁLISE
Por: Crustie Noise • 8/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.747 Palavras (15 Páginas) • 340 Visualizações
OS POEMAS DE HOMÉRO: UMA BREVE ANÁLISE DAS QUESTÕES HOMÉRICAS
ANDREAS SILVA FERNANDES
Centro Universitário Claretiano - UNICLAR
HISTÓRIA ANTIGA
RESUMO
E incontestável que Ilíada e a Odisseia são dois marcos da literatura ocidental. Podemos afirmar que tais obras literárias possuem uma importância cultural tão grande que seu conteúdo foi usado como referência e modelo na educação dos antigos gregos e romanos e servem como base de estudos importantes até os dias atuais. Entretanto, diversas questões são levantadas pelos estudiosos em torno da origem dessas obras e a real existência de seu autor. Neste breve estudo, levantaremos as principais questões em torno das obras, os assuntos por elas abordadas e sobre seu uso como fonte histórica.
Palavras-chave: Grécia Antiga - Poemas Homéricos - Questões Homéricas.
Os poemas
Se atribui a autoria dos poemas ao aedo chamado Homero; onde a primeira obra, Ilíada, relata os fatos sobre os últimos anos da Guerra de Troia destacando-se como protagonista o herói Aquiles. A obra em si tem um foco maior em um ambiente mais militar e urbano. Enquanto a Odisseia retrata acontecimentos posteriores ao da Guerra de Troia, partindo da perspectiva de Ulisses, cujo personagem teve importância na guerra por ter sido um dos idealizadores do cavalo de Troia, que tenta retornar para ilha de seu reino, mas seu retorno é adiado por diversas dificuldades por conta da fúria de Posseidon. Vale notar, que diferente de Ilíada, esta obra tem um apelo maior em ambientes doméstico e comunitário.
Apesar dos poemas relatarem acontecimentos de períodos anteriores ao da época em que provavelmente Homero viveu, especificamente a época creto-micênica, a obra comete vários anacronismos históricos apresentando várias características do período de vivencia do autor.
As questões Homéricas
Na Antiguidade pouco se indagava a respeito da real existência de Homero e da veracidade de suas obras. Pelo contrário, suas obras serviam como modelo para a povo grego da época onde era valorizado em seus personagens características relevantes aos modelos considerados corretos para a sociedade, sendo assim, as obras apresentavam protagonistas como “heróis” a serem seguidos. Além disso, as obras relatavam um fato marcante para a sociedade grega homérica, sendo ele a famosa Guerra de Troia.
...