Origens do indígena da América
Artigo: Origens do indígena da América. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: meryellen • 28/2/2015 • Artigo • 381 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
Compêndio de História do Brasil – Antonio José Borges Hermida
Fonte: Ed. Cia Nacional, 1963.
a) Origens do indígena da América
Ainda não se sabe de que região teria vindo para o Novo Mundo o índio americano, também chamado homem pré-colombiano porque já povoava a América muitos séculos antes de ser ela descoberta por Cristóvão Colombo.
Para muitos sábios o homem americano seria originário da própria América. É a teoria chamada autoctonismo, palavra de origem grega que significa surgido na própria terra.
Há, porém, os que admitem tenha o homem pré-colombiano vindo da Ásia. Os partidários da teoria asiática afirmam que o povoamento do Novo Mundo começou pelo norte: em época muito remota, o estreito de Bering, entre a América e a Ásia, era menos largo, de modo que a passagem, de um continente para outro, poderia ser feita com facilidade.
A terceira teoria chama-se australiana: o indígena americano teria vindo da Austrália. Outros acham que há muitas semelhanças entre o indígena do Novo Mundo e o habitante de certas ilhas da Oceania: concluíram, por isso, que os povoadores da América teriam vindo da Oceania. Há também quem julgue ter a América sido povoada em várias épocas por gente de diversas regiões. Ásia, Austrália e Oceania.
b) Usos e costumes do índio brasileiro
Os índios viviam principalmente da caça e da pesca. As tribos mais adiantadas, porém, plantavam o milho, a mandioca e o fumo.
Quando a caça faltava e a pesca se tornava insuficiente, os índios mudavam-se para outros lugares. Eram, portanto, nômades.
Para a caça os índios usavam o arco e a flecha. Pequenas setas eram destinadas à caça miúda, como pássaros. Também sabiam preparar armadilhas e imitavam com perfeição as vozes dos animais, meio com que procuravam atraí-los.
Para a pesca os índios utilizavam pequenas redes chamadas puçás, flechas, anzóis e plantas que atiravam ao rio, como o tim-bó, e que matavam os peixes. Dos tubarões extraíam os dentes para fabricar pontas de flechas.
As tribos, que praticavam a agricultura, preparavam as roças pondo fogo nos matos. É o que se chama coivara, costume ainda hoje muito usado no interior do Brasil. Para obter o fogo os índios imprimiam, com a palma das mãos, um movimento de rotação a um pequeno pedaço de pau, cuja ponta se friccionava em outro, até formar uma chama que se comunicava a folhas secas.
...