Os Exercícios de História
Por: Duda Araujo • 15/9/2021 • Relatório de pesquisa • 401 Palavras (2 Páginas) • 130 Visualizações
Exercícios de História – 1ºs anos
Grécia e Roma Antiga – 2º Bimestre
1. Explique como eram organizadas as cidades-Estados gregas.
2. (Puccamp) Para os gregos o ócio tinha uma conotação estritamente física: "trabalho" era tudo aquilo que fazia suar, com exceção do esporte. Quem trabalhava, isto é, suava, ou era um escravo ou era um cidadão de segunda classe. As atividades não físicas (a política, o estudo, a poesia, a filosofia) eram "ociosas", ou seja, expressões mentais, dignas somente dos cidadãos de primeira classe. (Domenico De Masi. O ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000. p. 14-15)
No período clássico da história grega, os homens livres que gozavam do direito à cidadania, em Atenas, eram necessariamente.
a) eupátridas e membros da Bulé.
b) metecos e proprietários de terras.
c) senhores de escravos e grandes agricultores.
d) mercadores e aristocratas.
e) filhos de pais atenienses e maiores de 18 anos.
3. Explique o que foram as guerras Médicas e a guerra do Peloponeso.
4. (UFPB) Leia o texto abaixo:
Na República Romana, o Estado foi organizado por um conjunto de instituições: Senado, magistraturas e Assembléias do povo ou Comícios. O Senado supervisionava as finanças públicas e a administração das províncias, conduzia a política externa, zelava pelas tradições e a religião. Os Cônsules eram os principais magistrados, comandavam o Exército, dirigiam o Estado, convocavam o Senado e presidiam os cultos públicos. Os Comícios eram organizados por: tribos (assembléia tributa, que nomeava questores e edis); classes, de acordo com a fortuna (assembléia centuriata, que elegia os cônsules e votava as leis); clãs (assembléia curiata, que decidia sobre matérias religiosas).
Com base no texto e nos conhecimentos históricos relativos à República Romana, é correto afirmar:
a) A distribuição do poder entre as várias instituições republicanas objetivavam impedir a sua concentração em uma só pessoa.
b) A res publica (coisa pública), em seus primórdios, não discriminava os habitantes de Roma, todos, indistintamente, partícipes do poder com os mesmos direitos.
c) O povo, o conjunto de cidadãos romanos sem direito político algum, era mero espectador das disputas entre os Cônsules e o Senado.
d) O poder dos cônsules era limitado às questões militares, sem influência alguma sobre os negócios públicos.
e) O exército, na República, não tinha papel político ativo, exceto como defensor da participação do povo devido à origem popular de seus generais.
5. O que foram as guerras púnicas e quais as consequências que elas trouxeram para Roma?
6.Quais foram as principais razões que levaram à queda do Império Romano do Ocidente?
...