TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os egípcios

Tese: Os egípcios. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Tese  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

* Egípcios*

Desenvolvimento: A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 A.C (unificação do norte e sul) a 32 a.c (domínio romano).

Rio: Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.

A sociedade egípcia: estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um “deus na Terra.” Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade. Esta era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras.Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida.

Escrita egípcia: Foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de ideias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita: a escrita demótica (mais simplificada e usada para assuntos do cotidiano) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos.

Hieróglifos: a escrita egípcia:

Política

O Antigo Império (3200-2300 a.c.):o período conhecido como Antigo Império estende-se de 3200 até 2300 A.C.

Nesse período, ocorreu a formação do Reino do Alto e do Baixo Egito, acredita-se que Menés teria unificado o Egito, dando inicio ao período dinástico.

Durante a terceira, a quarta e a quinta dinastia ocorreu o auge do Antigo império. Alguns fatos marcaram esse período, como, a centralização política, o desenvolvimento da agricultura, as grandes construções e uma arte vigorosa.

Durante o reinado de Zoser, o qual foi o fundador da terceira dinastia, foi construída uma pirâmide escalonada para servir de tumba para o poderoso faraó. Na terceira dinastia os egípcios já eram ricos e poderosos, o que possibilitou a construção da pirâmide.

Na quarta dinastia foram construídos pelos faraós, Quéops, Quéfren e Miquerinos as monumentais pirâmides da planície de Gizé. A esfinge foi construída no reinado de Quéfren.

A partir da quinta dinastia, o estado egípcio foi abalado pelas lutas políticas e sociais. Dizem que nesse período houve uma revolução social.

Os ataques dos nômades no deserto e o aumento do poder dos monarcas puseram fim ao Antigo Império.

O Médio Império (2050-1750 A.C.):O Médio Império teve inicio com o príncipe de Tebas, Mentuhotep I, o qual estendeu seu poder sobre todo o país, após um período de turbulências.

Os faraós que se destacaram nesse período foram o Amenemhat III, que construiu o Lago Méris ou Faium, Sesóstris I e Sesótris III.

Por volta de 1750 a.C., os hicsos (povo de origem asiática) invadiram o Egito, pondo fim no Médio Império. Os hicsos, reis pastores, como são chamados, introduziram no Egito o bronze, o cavalo e os carros de guerra.

O Novo Império (1580-1080 a.C.):Por volta de 1580 a.C., Amés, governador de Tebas, expulsou os hicsos do território egípcio, dando início ao Novo Império. Tebas voltou a ser a capital, e Amon, o deus local, tornou-se a principal divindade do Egito.

Esse período foi caracterizado pelo militarismo e pelas conquistas, principalmente no reinado de Tutmés III. Após no reinado de Ramsés II iniciou-se uma longa decadência. Nesse período o Egito sofre invasões de vários povos, entre eles os assírios, que dominam o país.

Por um longo período o Egito sofreu invasões e teve vários governantes fracos, até o país ser conquistado pelos os Assírios.

Logo após que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com