PROBLEMA AMBIENTAL
Tese: PROBLEMA AMBIENTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SULASULA • 7/10/2014 • Tese • 861 Palavras (4 Páginas) • 285 Visualizações
AMBIENTE DE TAREFA
O ambiente tarefa é específico e singular em cada empresa, é o ambiente próprio da empresa. É constituído pelas empresas, instituições, grupos e indivíduos onde a empresa mantém uma interação para o bom funcionamento. Partes do ambiente que são relevantes para estabelecer e alcançar seus objetivos.
Setores do ambiente de tarefa
São quatro setores:
1. Mercado de clientes e consumidores: que se encarrega de compreender as saídas ou resultados da atividade empresarial.
2. Fornecedores de recursos: capital e dinheiro (área financeira), de materiais (suprimentos e compras), de pessoal (área de recursos humanos), de equipamentos e serviços (prestadores de serviços) e de espaço de trabalho (imobiliárias e aluguéis).
3. Concorrentes: tanto para o mercado quanto para recursos, ou seja, as empresas concorrem entre si disputando os fornecedores de recursos (entradas) e os mesmos clientes (saídas).
4. Grupos de reguladores: constituído por instituições (governo, sindicatos, associações, ONG, etc..) que de alguma forma impõem limites e restrições as atividades da empresa.
Mercado
É o conjunto de pessoas ou organizações que compram ou são induzidas a comprar produtos ou serviços. Existem variedades de visualizar o mercado, exemplos:
Uma indústria automobilística é composta por compradores e potencias que podem ser abrangidos a rede nacional ou internacional;
Para uma empresa produtora de pães seria uma unidade geográfica (distribuição diária da sua produção com o preço definido);
Para uma empresa corretora de ações o mercado é um lugar próprio aonde são negociadas as ações diariamente.
Existe o mercado comprador quando a oferta é maior do que a procura, ou seja, muitas opções de escolha, isso acaba exercendo uma influência reguladora obrigando os produtores a se ajustarem às exigências do mercado.
Por outro lado existe o mercado vendedor quando a procura é maior do que a oferta, ou seja, pouca concorrência aumentando a demanda de seu produto, tendo monopólio.
Domínio
Significa área de poder e de dependência de uma empresa em relação ao seu ambiente de tarefa. Existe poder enquanto as decisões da empresa influenciam as tomadas por demais componentes e existe dependência quando as decisões dos componentes influenciam nas decisões da empresa.
A estratégia empresarial busca sempre aumentar o seu poder e diminuir a sua dependência.
Em resumo as empresas recebem enorme influência, mas sobre o qual podem provocar uma influencia importante. Ao escolher seu domínio a empresa escolhe o seu ambiente de tarefas.
Apesar de que cada empresa tenha o seu ambiente de tarefas, pode ocorrer que façam parte do ambiente de tarefas de outras empresas (fornecedores ou clientes).
Arena de operações
Um único produto ou serviço, faz do ambiente de tarefa, um ambiente simples e homogêneo. Mas uma variedade de produtos torna-o complexo e heterogêneo (diversidade de clientes, fornecedores , concorrentes, etc..)
Se a empresa muda seu produto, ela muda também seu ambiente de tarefas ( novos clientes, fornecedores, concorrentes, etc...).Não existem duas empresas idênticas, o que pode existir são empresas com áreas em comum.
Inteligência competitiva
É uma ferramenta administrativa que busca informações sobre o setor que atuam, para saber como os concorrentes estão se comportando.
DINÂMICA AMBIENTAL
Está sujeita a influências e condições exteriores, no entanto, o ambiente pode ser desdobrado (indo do ambiente geral até ambiente de tarefas). O ambiente não é uma massa homogênea e estável, mas um campo dinâmico com diferentes forças que mudam a cada momento.
Algumas forças são positivas (facilitam as operações), enquanto outras são negativas (dificultam as atividades).
Restrições, coações ,contingências, problemas, ameaças e oportunidades.
1. Restrições: limitações da empresa, como salário mínimo ou tabelamento de preços.
2. Coação: imposição do ambiente onde a empresa não pode fugir , como pedido de falência.
3. Contingência:
...