PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL II
Por: vaneja • 9/5/2017 • Artigo • 1.470 Palavras (6 Páginas) • 535 Visualizações
1.1
SUMÁRIO
1 ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME: CORAÇÃO VALENTE. 3
2 ANÁLISE DO FILME: CORAÇÃO VALENTE. 5
REFERÊNCIAS 7
ROTEIRO PARA ANALISE DO FILME: CORAÇÃO VALENTE.
1 – IDENTIFICAÇÃO:
ALUNO (A): Evanildo Rodrigues da Silva
DISCIPLINAS: Introdução aos Estudos Históricos, Sociedades Ágrafas e História Antiga, História Medieval, Metodologia Científica, Seminário da Prática III.
2 – FICHA TÉCNICA DO FILME:
TÍTULO DO FILME: Coração Valente
ATORES PRINCIPAIS: Mel Gibson, Patrick McGoohan, Sophie Marceau, Catherine McCormack, Brian Cox, Angus MacFadyen, Brendan Gleeson, James Robinson, e David O’ Hara.
DIREÇÃO: Mel Gibson ANO: 1995 DURAÇÃO: 177 MIN
PRODUÇÃO: Bruce Dave, Mel Gibson, Alan Ladd Junior.
ROTEIRO: Randall Wallace
3 – GÊNERO DO FILME E LINGUAGEM PREDOMINANTE:
É um filme épico histórico, carregado de ação, drama e aventura, com uma linguagem simples.
4 – VALORES CINEMATOGRÁFICOS:
Assinale com um X as letras O (ótimo), B (bom), M (médio), F (fraco) de acordo com o seu julgamnto, quanto aos aspectos do filme.
Música: (x) O ( )B ( )M ( )F
Cenários: (x) O ( )B ( )M ( )F
Diálogos: ( ) O (x)B ( )M ( )F
Fotografia: (x) O ( )B ( )M ( )F
Efeitos: ( ) O (x)B ( )M ( )F
Enredo: ( ) O (x)B ( )M ( )F
5 – TEMAS ABORDADOS E GRAU DE ENTENDIMENTO:
O filme aborda temas politicos e liberdade e na minha opinião, o grau de entendimento é razoável.
6 – ENREDO (SÍNTESE):
Mel Gibson estrela e dirige esta saga sobre uma batalha brutal pela independência da Escócia do século XIII. Quando a esposa de Willian Wallace é assassinada pelas tropas inglesas, sua busca por vingança rapidamente transforma – se em uma apaixonada luta pela liberdade de seu país. E esta bravura inspira os cidadãos comuns a pegarem em armas contra os ingleses e transformam sua cruzada em uma guerra de grandes proporções.
7 – IDEIA OU MENSAGEM CENTRAL DO FILME:
O enfoque principal do filme é mostrar como os anseios por liberdade no século XIII foram determinantes na luta da Escócia, contando a história não de um homem, mas de como ele se tornou um mito.
8 – CENA DE MAIOR IMPACTO. JUSTIFIQUE:
Em minha opinião, a cena mais impactante é a primeira do filme, quando o jovem Wallace se depara com alguns camponeses de sua aldeia mortos por enforcamento por soldados do exército inglês, e deixados dependurados em um celeiro rústico; dentre as vítimas estavam alguns de seus colegas de infância.
9 – CONTRIBUIÇÃO DO FILME PARA O ESTUDO DA DISCIPLINA:
O filme foi de extrema importância para o estudo da disciplina, uma vez que facilitou a compreensão da mesma, tornando – a mais lúdica.
10 – RELACIONE AS CONTRIBUIÇÕES DO FILME PARA SUA FORMAÇÃO:
Eu aprendi que nos dias atuais, apesar de vivermos em um país democrático, muito ainda se tem por fazer. Então, a luta de Willian Wallace continua e eu acredito que um dia será vencida. O homem precisa libertar – se de si mesmo para só então, poder conseguir lutar com dignidade contra toda e qualquer injustiça e, principalmente, pela verdadeira liberdade.
11 – AVALIAÇÃO FINAL:
O filme Coração Valente foi muito bom e este nos transmite lições importantes de liderança, bravura e coragem. Nos mostra a luta e o anseio humano por liberdade; um líder democrático que luta em prol da coletividade. Conclui então que a preocupação com todas as pessoas é uma das maiores virtudes que se pode ter e que para conseguirmos a verdadeira liberdade é preciso respeitar as outras pessoas para também ser respeitados, pois não estamos sozinhos no mundo. E aprendi também que com o cinema é possível aprender História.
ANÁLISE DO FILME: CORAÇÃO VALENTE.
Grandioso e intenso, Coração Valente é um filme épico histórico, carregado de ação, drama e aventura de 1995, dirigido por Mel Gibson e produzido por Bruce Dave, Alan Ladd Junior e pelo próprio Mel Gibson, com roteiro de Randall Wallace e duração de 177 minutos, tendo como principais atores Mel Gibson, Patrick McGoohan, Sophie Marceau, Catharine McCormack, Brian Cox, Agus McFaduen, Brendan Gleeson, James Robinson e David O’ Hara.
A trama do filme é construída em torno da história de vida de um garoto chamado Willian Wallace, durante a ocupação da Escócia pela Inglaterra, sob o rei Eduardo I. Ainda criança, presenciou a morte do seu pai através do exército inglês e este evento fez com que nascesse em seu coração o forte desejo por liberdade. O filme baseia-se em fatos e personagens históricos, ocorridos entre os anos de 1280 e 1296. Essas datas colocam a trama no século XIII, em plena Idade Média,
...