TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palavras

Tese: Palavras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Tese  •  3.431 Palavras (14 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 14

Página 10

1) Respostas

ALFAZEMA: Planta de origem européia da família das Labiadas, de que se extrai um óleo de odor muito suave lavanda. A Flor dessa planta aromática clássica usada para perfumar enxovais de recém-nascidos

ALGODÃO: Penugem que rodeia as sementes do algodoeiro, tecido que se fabrica com essa penugem.

Algodão em rama, algodão não beneficiado, algodão hidrófilo, algodão completamente dessecado e esterilizado, que se vende nas farmácias.

AZEITE: Óleo de oliva ou azeitona, muito usado em culinária, extraído de outros frutos de plantas ou da gordura de certos animais.

ALECRIM: Arbusto da família da hortelã que se destaca pela fragrância de suas folhas. É originário da região mediterrânea.

ALFACE: Planta herbácea, da família das compostas, da qual várias espécies se cultivam especialmente para salada.

PÁGINA 30

1) Respostas

Astrolábio é um instrumento antigo que serve para medir a altura dos astros acima do horizonte. É o resultado prático de várias teorias matemáticas desenvolvida pelos gregos – em especial Exarco (180-120 A.C.), um dos grandes matemáticos da Antiguidade – e difundido por Ptolomeu (85-165), em seu famoso trabalho Alma gesto. Foi posteriormente desenvolvido pela escola islâmica, no século IX, para enfim ser adaptado pelos portugueses para a navegação, com a criação do astrolábio náutico.

Bússola é um instrumento de navegação e orientação baseado em propriedades dos materiais ferromagnéticos e do campo magnético terrestres A palavra bússola vem do italiano bússola, que significa “pequena caixa” de madeira de buxo.

As bússolas são geralmente compostas por uma agulha magnetizada colocada num plano horizontal e suspensa pelo sua gravidade de forma que possa girar livremente, e que orienta-se sempre em direção próxima à direção norte-sul geográfica de forma a ter a ponta destacada - geralmente em vermelho - indicando o sentido que leva ao sul magnético da Terra, ou de forma equivalente, a um ponto próximo ao pólo norte geográfico da Terra.

Quadrante é na sua forma mais rudimentar, e tal como o nome indica, um instrumento que consiste num quarto de círculo graduado ao qual está fixo um fio de prumo. Já referido nos Lebres Del Saber de Astronomia (séc. XIII), a sua função é a medição da altura, que é a distância angular de um objeto em relação ao horizonte.

Balestilha é um instrumento complementar da esfera armilar formado por “virote” e “soalha”, utilizado para medir a altura em graus que une o horizonte ao astro e dessa forma determinar os azimutes, antes e depois de sua passagem.

Foi bastante utilizado pelos Portugueses na Época dos Descobrimentos. A versão do instrumento na imagem é própria para ser usada em alto mar, através de observações da altura do Sol na identificação da latitude do navio.A origem do seu nome remonta ou de “balhestra”, que significa besta, a arma medieval, ou, mais provavelmente, do árabe “balis ti”, que significa altura , nesse caso a vertical do astro.

Caravela é um tipo de embarcação criada pelos portugueses, usada por eles e também pelos espanhóis durante a Era dos Descobrimentos nos séculos XV e XVI. A caravela foi aperfeiçoada durante os séculos XV e XVI. Tinha inicialmente pouco mais de 20 tripulantes. Era uma embarcação rápida, de fácil manobra, capaz de bolinar e que, em caso de necessidade, podia ser movida a remos. Com cerca de 25m de comprimento, 7m de boca (largura) e 3m de calado deslocava cerca de 50 toneladas, tinha 2 ou 3 mastros, convés único e popa sobrelevada. As velas latinas (triangulares) permitiam-lhe bolinar (navegar em ziguezague contra o vento). Gil Emanes utilizou um barco de vela redonda, mas seria numa caravela (tipo caraça) que dias dobraria o Cabo da Boa Esperança em 1488. É de salientar que a caravela é um desenvolvimento dos portugueses.

Sextante é um instrumento elaborado para medir a distância angular na vertical entre um astro e a linha do horizonte para fins de cálculo da posição e para corrigir os eventuais erros da navegação estimada, mas nada impede de ser usado para calcular distancias medindo ângulos verticais desde o ponto de observação até um dado objeto, por exemplo, um farol. Dada a altura do farol, o angulo observado desde a ponta superior do farol até ao nível do mar , dá, consultando uma tabela, a distância ao farol. O sextante pode ainda ser utilizado para medir ângulos horizontais entre objetos conspícuos da costa e assim calcular uma posição. No entanto é um instrumento essencialmente concebido para a observação da altura dos astros, Sol, Lua, planetas e estrelas.

O seu limbo tem uma extensão angular de 60º (origem da designação sextante) e está graduado de 0º a 120º.

Portulano os primeiros portulanos foram confeccionados nas cidades de Gênova e Pisa, sendo o exemplar mais antigo que se conhece, datado de 1296. Angelo Dulcert Portolano, em 1300, aperfeiçoou as linhas loxodrómicas, dando o seu sobrenome a este tipo de representação. Outros estudiosos, entretanto, sustentam que o termo “portulano” foi utilizado pela primeira vez em 1285 com o sentido de “descrição dos portos marítimos e das costas”.

Vela latina é uma vela de o tipo triangular que surgiu por volta de 200.a.c.na região do mar Mediterrâneo. O outro tipo de velas é a vela redonda, que na realidade é quadrada.

A grande revolução deste tipo de velas vem do fato de possibilitar a navegação próxima da linha vento (navegar de contra-vento).

Os portugueses por volta do século XV adaptaram esta vela à famosa caravela portuguesa, tornando-se uma das principais características destas embarcações. Auxiliou os grandes navegadores em suas grandes expedições, e Vasco da Gama foi um dos primeiros a usá-la com esse fim.

3) Respostas

Com a tomada de Ceuta em 1415

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com