Perguntas obrigatórias sobre o histórico
Exam: Perguntas obrigatórias sobre o histórico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariazevedo • 19/2/2014 • Exam • 1.879 Palavras (8 Páginas) • 324 Visualizações
QUESTÕES OBRIGATÓRIAS PRA O DOSSIÊ
alho Completo Dossie De Historia
Dossie De Historia
Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias
Categoria: História
Enviado por: Nadyfad 21 setembro 2013
Palavras: 2540 | Páginas: 11
MÓDULO:
HISTÓRIA GERAL – 60h
UNIDADE 1
PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Quais foram as mudanças ocorridas na forma de trabalho no decorrer da Pré-História em seus três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais?
R:Período paleolítico - O homem era nômade, viviam em cavernas e em grupos, seus instrumentos de trabalho eram confeccionados de pedras lascada e ossos, que usavam para caçar e pescar.Usavam fogo para cozinhar seus alimentos bem como se proteger do frio rigoroso dessa época.
Período neolítico ou Idade da Pedra – Nesse período houve a evolução intelectual e a evolução de recursos, neste momento da história o homem não era mais nômade passou a ser sedentário e a viver em grupos, já não dependiam tanto da caça e da pesca, passaram a criar bois, carneiros e ovelhas fazendo desses animais a sua subsistência, nesse período também aprenderam a usar a roda e a polir pedras para confeccionar suas ferramentas como o machado, anzóis, e facas.
Idade dos Metais – Nesse período houve o aprimoramento das técnicas de fundição, o homem passou a confeccionar suas armas com ferro, tornando-as mais eficientes em guerras pela conquista de outros grupos.
2. Analise a contribuição dos egípcios para o campo da economia, política, ciência, cultura e religião e faça uma síntese com suas próprias palavras.
R: A sociedade Egípcia era hierárquica, ou seja quem comandava a sociedade era o faraó que possuía autoridade máxima, chegando até a ser considerado um deus vivo na terra. Os Sacerdotes, militares e escribas eram responsáveis pela escrita, onde também tinham seu papel na sociedade, eram mantidos basicamente pela cobrança de impostos, que cobravam dos artesãos, camponeses, pequenos comerciantes e até mesmo dos escravos que também faziam parte dessa sociedade.
A economia principal era a agricultura, onde era realizada ás margens do rio Nilo.. onde se destacava o cultivo do trigo, cevada, linho e papiro. A caça, pesca e a pecuária também era um fator de sua economia. Também do artesanato confeccionavam cordas, cestas e sandálias, bem como a tecelagem era bem desenvolvida, eram mestres na arte de tecer.
A religião dos egípcios era politeísta, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses, acreditavam na imortalidade da alma, no juízo final e na reencarnação, motivo pelo qual usavam a prática da mumificação, colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo para quando chegasse a próxima vida.
Os egípcios também foram responsáveis por duas formas de escrita, a demótica, que era mais simples e a hieroglífica, formada por desenhos e símbolos, com isso contribuíram muito para a comunicação e a cobrança de impostos. Podemos dizer também que os egípcios se destacaram nas áreas de ciências, desenvolvendo vários conhecimento importantes na área da matemática , muito usado na construção de suas edificações.
3. Qual era a proposta e os objetivos educativos dos atenienses e dos espartanos?
R:A educação espartana era muito rígida, onde estabeleceram uma disciplina militar, os meninos eram mantidos com as mães até os sete anos de idade, depois permaneciam sob o cuidado do governo até aos 60 anos, até os dezoito anos aprendiam a ler a escrever, e eram submetidos a muito exercícios físicos e a castigos, para se tornarem bons soldados. A educação das meninas era igual a dos meninos, aprendiam a ler e a escrever para se tornarem mães de soldados exemplares, as mulheres de Esparta possuíam prestigio e liberdade na sociedade espartana, o que não acontecia nas demais cidades gregas.
Em Atenas não existiam escolas públicas, as escolas eram todas particulares, os pais que podiam pagar a escola matriculavam seus filhos aos sete anos, onde começavam a freqüentar a escola acompanhadas de um escravo chamado pedagogo, ao completarem 18 anos registravam-se no demos, prestando o serviço militar e somente aos 20 anos tornavam-se cidadãos.
As mulheres não tinham direito á educação, e nem na participação ativa na sociedade, eram excluídas da vida política e social.
4. Localize no texto as principais heranças deixadas pelos romanos à nossa cultura e registre.
R:Podemos citar várias heranças culturais deixadas por Roma, que foram a língua (latim) que era a língua falada pelos romanos, que deu origem á várias outras línguas, como a língua portuguesa, espanhola, francesa e italiana.
Podemos citar também a literatura, arquitetura, urbanismo, a criação do Direito, a República e até de certa forma o cristianismo.
5. Compare a política romana do “Pão e Circo” com nossa política e cultura atuais e suas intencionalidades
R: Com o crescimento desordenado da população de Roma, e o grande crescimento de desempregados, os camponeses começaram a migrar para as cidades romanas, em busca de uma melhor condição de vida, o governo com medo de então se criar uma revolta criou uma política de “Pão e Circo” onde ofereciam alimentação e entretenimento ao povo, como uma forma de manter a população ocupada e calada, diminuindo as chances de revolta.
Nos dias atuais, podemos observar que a nossa realidade não é muito diferente, com o aumento do desemprego, o aumento da população nos grandes centros, a falta de moradia, educação, segurança, o governo para “amenizar” essas mazelas que atinge uma grande parte de nossa população cria então uma forma de “assistencialismo barato” como o bolsa família, vale gás, leite das crianças e entre outros programas de assistência para “tapar” a boca do povo, para se sair como o bonzinho da história.
Penso que nosso povo não precisa de migalhas, precisamos de políticos honestos, comprometidos em legislar para o povo e pelo o povo, precisamos de segurança, moradia, alimentação, e acima de tudo uma educação
...