Placas Tectonicas
Monografias: Placas Tectonicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 15040365 • 22/3/2015 • 817 Palavras (4 Páginas) • 248 Visualizações
Respostas Trabalho Biologia celular APS
8) O endossimbiose tem uma teoria que propor que organelas que compõem as células eucariotas tenham surgido como consequência de uma associação simbiótica entre organismos. Assim sendo essa teoria nos fala que os cloroplastos e as mitocôndrias dos organismos eucariotas têm origem num procariontes autótrofos que era um antepassado das cianas bactérias atuais e eles viveram em simbiose dentro de outro organismo unicelular obtendo proteção e fornecendo ao hospedeiro a energia fornecida pela fotossíntese.
9) a; O complexo de Golgi é formado por uma série de sacos achatados e empilhados uns sobre os outros. Cada conjunto destes sacos recebe o nome de dictiossomo. Esta organela atua principalmente no armazenamento e na secreção de substâncias. Muitas vezes o complexo de Golgi recebe proteínas que são produzidas pelo retículo endoplasmático rugoso. Estas são então empacotadas por uma fina membrana e secretadas para o meio intra ou extracelular.
B; As mitocôndrias são organelas que possuem uma dupla membrana de composição semelhante à membrana plasmática. A membrana interna possui dobras chamadas de cristas mitocondriais. O interior da mitocôndria é preenchido por uma substância fluida e é denominado de matriz mitocondrial. Imersos na matriz mitocondrial existem diversos tipos de enzimas, ribossomos e o DNA mitocondrial.
Estas organelas são responsáveis pela respiração celular. Neste processo, moléculas orgânicas são oxidadas e há a liberação de gás carbônico, água e energia na forma de ATP (adenosina trifosfato).
C; Os ribossomos atuam na síntese de proteínas. Eles ocorrem tanto soltos no citoplasma quanto aderidos à superfície externa do retículo endoplasmático rugoso. Eles são formados por duas unidades de tamanhos diferentes compostas principalmente por um tipo especial de RNA, o RNA ribossômico, e por proteínas.
D: O retículo endoplasmático é formado por uma rede de pequenos tubos interligados revestidos por uma membrana lipoproteica. Existem dois tipos de retículo endoplasmático: o liso e o rugoso. A principal diferença entre eles é que o segundo possui ribossomos aderidos a sua parede externa.
Tanto o retículo endoplasmático liso quanto o rugoso são responsáveis por transportar, armazenar e sintetizar certas substâncias. Devido à presença dos ribossomos, o retículo endoplasmático rugoso também possui um papel importante na síntese de proteínas.
E; A membrana plasmática é extremamente fina, e só é capaz de ser enxergada através de microscópio eletrônico. Por ser tão fina assim, outras estruturas a recobrem, atribuindo-lhe uma proteção extra, que são parede celular e glicocálix, o qual possui função primordial de proteção. Nos animais, o glicocálix também terá função de reconhecimento celular, sendo, por exemplo, de grande importância em transplantes. Assim, quanto mais parecido o glicocalix de uma pessoa for com o de outra, mais fácil a compatibilidade da doação.
A parede celular não se encontra presente em células animais, apenas em células de plantas e algas (sendo composta por celulose), fungos (sendo composto por quitina, um carboidrato polissacarídeo) e bactérias (tendo em sua composição glicose, açucares e proteínas).
10) Pois ele depende
...