Poluição das águas
Resenha: Poluição das águas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TYRE • 29/10/2014 • Resenha • 517 Palavras (3 Páginas) • 332 Visualizações
A poluição hídrica, também conhecida como poluição das águas, é caracterizada pela introdução de qualquer matéria ou energia responsável pela alteração das propriedades físico-químicas de um corpo d’água. Os principais responsáveis por esse tipo de poluição são os lançamentos de efluentes industriais, agrícolas, comerciais e esgotos domésticos, além de resíduos sólidos diversos. Isso compromete a qualidade das águas superficiais e subterrâneas, afetando a saúde de espécies animais e vegetais em vários pontos do planeta. O presente trabalho apresenta, inicialmente, os principais conceitos relativos aos recursos hídricos. Em seguida, reúne informações sobre as principais fontes de poluição hídrica e os efeitos dessa poluição para a população e o meio ambiente. Finalmente, relata as causa sociais da poluição hídrica. É importante ressaltar que as condições de saneamento básico em que vive grande parte da população da brasileira são precárias. Milhões de pessoas vivem em condições sub-humanas, utilizando água de má qualidade e depositando o esgoto de suas residências em rios, valas, mares ou outros lugares impróprios. Dessa forma, o acometimento de doenças geradas pela poluição hídrica torna-se preocupante. Nesse sentido, buscou-se sugerir que mudanças significativas nas políticas públicas voltadas a gestão dos recursos hídricos.
Atualmente, existe uma grande preocupação com a qualidade da água, pois é do conhecimento geral que muitos mares, rios, lagos e outras fontes de recursos hídricos encontram-se em processo de degradação, com altos índices de substâncias orgânicas e inorgânicas muito prejudiciais à saúde humana e ao equilíbrio ecológico.
A poluição hídrica pode ser causada entre outras formas pelo despejo de esgotos industriais (onde predominam os dejetos químicos) e os esgotos domésticos que é a mais séria forma de degradação dos recursos hídricos, pois constitui-se de água que foi utilizada para fins higiênicos, onde predominam as águas de lavagem e matéria fecal.
A qualidade dos ecossistemas aquáticos tem sido alterada em diferentes escalas nas últimas décadas. Fator este, desencadeado pela complexidade dos usos múltiplos da água pelo homem, os quais acarretaram em degradação ambiental significativa e diminuição considerável na disponibilidade de água de qualidade, produzindo inúmeros problemas ao seu aproveitamento.
A água pode ter sua qualidade afetada pelas mais diversas atividades do homem, sejam elas domésticas, comerciais ou industriais. Cada uma dessas atividades gera poluentes característicos que têm uma determinada implicação na qualidade do corpo receptor.
Em geral, as consequências de um determinado poluente dependem das suas concentrações, do tipo de corpo d ́água que o recebe e dos usos da água. Para a definição de limites de concentrações de cada poluente o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) (2005) dividiu os sistemas hídricos em 13 classes de acordo com o tipo e usos de suas águas. Esta classificação denominada como enquadramento, e a definição das concentrações dos despejos para cada classe tem suas limitações, porém é um ponto de referência para a fiscalização e gerenciamento dos recursos hídricos.
O trabalho a seguir tem como objetivo dar uma idéia do que são e quais são as principais fontes de poluição
...