TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preciosa - uma história de esperança

Artigo: Preciosa - uma história de esperança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Artigo  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

Preciosa – Uma história de esperança

Clarice, uma jovem americana de 16 anos, convive com a descriminação e preconceitos por ser pobre, negra, analfabeta e gorda.

Apesar de muito jovem, Clarice conhece logo a violência em suas diversas faces, pois desde os três anos de idade ela sofre abusos sexuais cometidos constantemente por seu próprio pai, da relação incestuosa nasceram duas crianças, uma menina com Síndrome de Down com pouco mais que dois anos de idade, a qual lhe chamam “mongo”, e um menino nascido há poucos dias, ao qual lhes deu o nome de Abidu Jamal. Cria-se um ódio por parte de sua mãe por causa das relações sexuais que o pai tinha com Preciosa ainda criança. Mary, a mãe, além de ser preguiçosa é uma aproveitadora e abusa física e verbalmente da filha.

Além das agressões sofridas em casa, Preciosa foi vítima de bullying pelos colegas da escola, fazendo com que não se relacionasse com os demais e ficasse sentada em silêncio na última carteira da sala de aula, não saindo nem mesmo para utilizar o banheiro, de tal modo que ela chegou aos 14 anos de idade sem compreender o que os professores lhe diziam, sendo abandonada no fundo da sala de aula pelos professores e colegas. Ao engravidar pela segunda vez, Preciosa foi expulsa da escola e convidada a frequentar uma escola alternativa, onde ela conhece a professora Rain que lhe oferece uma educação mais inclusiva e um relacionamento mais próximo e respeitoso, que, juntamente com as amizades estabelecidas, vão auxiliar Preciosa dar um rumo novo a sua vida.

O filme retrata de forma realista o pesadelo vivenciado por vítimas de violência em seu próprio lar. Preciosa é uma garota apática, sem amigos e que traz no rosto um semblante sempre triste. O filme mostra de forma bem realista as falhas existentes nessa na rede de proteção, a começar pela escola, que durante os quase dez anos que Preciosa a frequentou, não conseguiu identificar os sinais e sintomas de vitimização apresentados pela garota, nem mesmo lidar com as dificuldades de aprendizagem enfrentadas por ela. Outro ponto que merece destaque diz respeito ao fato de que a figura do pai abusador, é protegido pela própria mãe, que também a abusa de violência verbal e física.

Em “Preciosa” temos a história de uma garota por um caminho com inúmeras adversidades, mas que nunca deixa de acreditar em um futuro melhor para si. No entanto, o desfecho do filme não nos revela uma Preciosa que possa ser identificada com aquela de sua imaginação, famosa e muito amada. Antes disso, o desfecho nos mostra uma Preciosa que ainda enfrenta diversas dificuldades como cuidar sozinha da filha portadora de Síndrome de Down e do filho mais novo, arrumar um emprego e ter que lidar com os sintomas da AIDS, mas que se sente capaz de dar os primeiros passos, que apresenta pequenos progressos que lhe garantirão uma vida mais estável e também mais feliz. Tal desfecho nos traz uma dose de realidade, nos obrigando a ver a dificuldade que Preciosa, com todo o seu histórico de sofrimento, encontra para dar outro rumo a sua vida. E, embora nos apresente uma Preciosa mais fortalecida, e capaz de viver uma vida mais estável e mais feliz, nos convida a encarar a realidade de que, talvez, algumas marcas da violência não possam jamais ser esquecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com