Presidencialismo X Parlamentarismo
Pesquisas Acadêmicas: Presidencialismo X Parlamentarismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jalcala • 16/10/2013 • 275 Palavras (2 Páginas) • 254 Visualizações
Para poder estabelecer alguns tipos de relações entre os principais poderes políticos, Legislativo e Executivo, foram criados três ramificações de sistemas de governo, sendo elas Parlamentarismo, Presidencialismo e Assembléia/Convencional. Dentre os países, os dois sistemas mais comuns são o Parlamentarismo e o Presidencialismo.
O Parlamentarismo teve sua origem na Europa por volta do século XIII e ainda hoje é utilizado em muitos países como Canadá, Japão, Austrália, Espanha, Holanda, entre outros. O Presidencialismo mais conhecido por ser o sistema de governo mais utilizado nas repúblicas iniciou-se nos Estados Unidos em 1787, criando ao longo dos anos países adeptos como o Brasil, Argentina, Guatemala, Irã, Peru, etc.
Em relação às características de cada sistema, podemos observar também uma grande mudança no modo que são distribuídos os cargos para cada componente. No parlamentarismo podemos observar que o Chefe de Estado e o Chefe de governo são cargos dados a pessoas distintas, ou seja, o rei/presidente no qual ocupa o cargo de chefe de estado não se relaciona com a política do país, tornando-se apenas um símbolo que passa a representar o país internacionalmente, sendo assim uma tarefa própria do chefe de governo dar todo apoio a parte governamental. Já no presidencialismo, os dois cargos são ocupados pelo presidente da república, que fica responsabilizado pelo andamento político e as outras atribuições concedidas ao cargo de Chefe de estado.
Quando o assunto são as eleições, nesses dois sistemas de governo podemos notar que são utilizados os dois tipos, a Direta no presidencialismo e a indireta do parlamentarismo. O direto que remete ao povo escolher quem vai representá-los por um período de quatro anos podendo ser reeleito por mais quatro anos.
...