Primeira Guerra Mundial
Por: Gabriel Santiago • 8/4/2022 • Trabalho acadêmico • 1.594 Palavras (7 Páginas) • 145 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
O recrutamento inclusivo é aquele que é capaz de dar as mesmas oportunidades para profissionais de diferentes cores de pele, gêneros, sexualidade, idades e outros.
É preciso que sejam dadas as mesmas condições para que a empresa ao longo da jornada de trabalho para que consiga alcançar a efetiva diversidade, um fator que é indispensável dentro de uma organização.
A diversidade é capaz de promover a melhoria da empresa e de suas atividades de sobremaneira. Isso ocorre por inúmeros motivos. O que é preciso se ter em mente é que a diversidade é uma questão que afeta diretamente a imagem da empresa e o seu sucesso.
OITCHAU,2021
PASSO A PASSO PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO SELETIVO INCLUSIVO E DIVERSO DENTRO DAS EMPRESAS
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
[pic 9]Sabendo que o Brasil é um país com uma grande diversidade cultural, a desigualdade social é uma realidade dominante. Diversidade e inclusão social são temas predominantes nos ambientes corporativos, bem como antes de falar a importância desse assunto, vamos a uma breve definição.
A ‘’ Diversidade ‘’ é um conjunto de características que faz do indivíduo um ser único, e quando falamos de ‘’inclusão’’ estamos agregando respeito e valorização a essas particularidades que o torna singular.
Investir em um processo seletivo mais diversos e em uma empresa mais plural têm sido umas das tendências em Recursos Humanos nos últimos anos. Muitas empresas têm adotado práticas que sejam mais inclusivas e justas, atingindo diferentes grupos e minorias.
[pic 10]Ser plural não se restringe apenas à diversidade racial ou LGBTQIA +. Pluralidade significa algo que possui grande quantidade, que é amplo e diverso – ou seja, é preciso incluir mulheres em cargos de liderança, contratar profissionais que sejam de diferentes faixas etárias e culturas, e investir em profissionais que possivelmente não tiveram o mesmo acesso social aos estudos.
[pic 11]
Uma frase da executiva Verna Myers do Netflix tem circulado entre os executivos:
“diversidade é chamar para o baile, inclusão é chamar para dançar”
Myers ocupa desde 2018 o cargo de vice-presidente de estratégias de inclusão na empresa de streaming.
Para saber mais das estratégias adquiridas pela maior plataforma de streaming acesse o link: https://about.netflix.com/pt_br/news/netflix-inclusion-report-2021
[pic 12]O QUE É DIVERSIDADE NOS AMBIENTES CORPORATIVOS?
Quando se fala em ter diferentes perfis de colaboradores, é a representatividade dentro das empresas de diversas origens culturais, sociais e raciais que esperamos encontrar.
Cada cultura tem o seu modo de agir e carrega com si suas particularidades de pensamentos, visões e novas perspectivas de lidar com determinadas situações. Deste modo, as organizações são as que mais iriam se beneficiar.
É necessário abandonar a ideia de que apenas um determinado perfil atende a uma demanda, a presença da diversidade colabora para que sejam desenvolvidas habilidades tais como empatia, resiliência e comunicação, o que ocasiona ambientes de trabalho mais acolhedores e com menos julgamentos.
CULTURA ORGANIZACIONAL E A DIVERSIDADE
[pic 13]A diversidade é o ponto de partida para modelos de uma nova gestão, tornando se uma grande estratégia dentro das organizações. Promover a cultura da diversidade faz com que o colaborador seja apresentado a um universo de possibilidades, adquirindo assim conhecimentos que agregam não só na sua vida profissional como também pessoal.
O processo para criação de uma cultura a favor da diversidade dentro do ambiente de trabalho começa com a comunicação.
Os recursos humanos tem um papel essencial para que isso aconteça, uma vez que, para fazer diferente o primeiro passo é analisar se no seu processo de seleção a abordagem está sendo aplicada de maneiras correta e sem nenhuma discriminação.
Mas, como saber se minha empresa está fazendo uma seleção justa? Confira agora, um E- book elaborado para auxiliar não apenas a sua empresa, como também os seus colaboradores sobre as práticas da inclusão da diversidade
PASSO A PASSO NO DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS SELETIVOS JUSTOS
De acordo com o Artigo 113, inciso 1 da Constituição Federal, “todos são iguais perante a lei”. Mas será que somos? Vocês já se perguntaram quantos gestores mulheres você conhece? Ou mulheres negras CEO você já ouviu falar? e um gestor acima de 60 anos ? E quantos homossexuais LGBTQIA + gestores de uma organização você já trabalhou ou conhece?
[pic 14]É possível que você não consiga responder a nenhuma das perguntas feitas anteriormente. Isso porque, a falta de política de inclusão, a capacidade intelectual e aparência física são avaliadas antes das competências profissionais que essas classes têm. Conforme a pesquisa realizada pelo estudo da Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, apontou que, no mercado de trabalho, os pretos ou pardos representavam 64,2% da população desocupada e 66,1% da população subutilizada. Além disso, o número de trabalhadores negros em ocupações informais era de 47,3%, enquanto o de brancos era de 34,6%.
Outro exemplo, foi o balanço anual realizado pela Gazeta Mercantil, onde revela que no Brasil, as mulheres são 41% da força de trabalho, mas ocupam somente 24% dos cargos de gerência. ou seja através desta pesquisa vimos que conceito tem muito para ser difundido e o grande desafio é tentar reverter essas estatísticas.
INSTRUINDO RECRUTADORES
Existe um longo caminho a ser trilhado dentro das empresas. Para isso, é necessário repensar a área de RH e como conduzir os seus processos seletivos e adaptar-se aos novos modelos mais inclusivos.
...