Projeto Cultura Afro
Trabalho Universitário: Projeto Cultura Afro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: abegg • 13/8/2014 • 644 Palavras (3 Páginas) • 603 Visualizações
PROJETO CULTURA AFRO
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: professores de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Santo Ângelo
ÁREA DE ATUAÇÃO: Matemática
ESCOLA: Escolas da Rede Municipal de Ensino de Santo Ângelo
JUSTIFICATIVA:
O conhecimento matemático pode ser abordado por diversas situações e problemas enfrentados pela humanidade, que inclui as contribuições dos povos de origem africana, possibilitando o contato com outras culturas.
Através de jogos (atividades lúdicas) dessa cultura é possível introduzir, explorar ou reforçar conceitos e conteúdos matemáticos que façam parte da grade curricular da Educação Básica.
METODOLOGIA:
• Pesquisar no laboratório de Informática sobre a origem do jogo, países onde ele é praticado, regras do jogo e a cultura em geral do país onde ele é praticado.
• Montar painéis mostrando a cultura do país, localização, e o jogo em si.
• Construir o tabuleiro do jogo com o uso de instrumentos matemáticos e ao mesmo tempo explorando conceitos matemáticos.
• Praticar o jogo, lembrando as regras e fazendo estratégias.
OBJETIVOS:
• Explorar conceitos matemáticos de: Geometria - raio; diâmetro; círculo; retas paralelas; retas perpendiculares; classificação de polígonos; diagonal;
• Desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de criar estratégias.
ATIVIDADE:
JOGO: Shisima, do Quênia
O Quênia é um país do leste africano. As crianças da parte ocidental do Quênia jogam um jogo de três alinhados chamados Shisima. Na língua tiriki, a palavra shisima quer dizer “extensão de água”.
Eles chamam as peças de imbalavali ou pulgas-d'água. As pulgas-d'água movimentam-se tão rapidamente na água que é difícil acompanhá-las com o olhar. É com a mesma agilidade que os jogadores de Shisima movimentam suas peças no tabuleiro.
MATERIAL:
- Folha de papel sulfite e papel paspatu;
- Lápis, borracha, tesoura e cola;
- Compasso, transferidor e régua;
- 3 peças para cada jogador, de dois tipos diferentes (botões, tampinhas de garrafa ou moedas)
O tabuleiro tem o formato de um octógono (polígono de oito lados).
1. Marque o centro do papel. Use o compasso para desenhar um círculo grande. Se você não tiver um compasso, amarre um pedaço de barbante ao lápis.
2. Segure o lápis na vertical próximo à borda do papel. Estenda o barbante até o centro e segure-o ali. Agora desenhe o círculo.
3. Trace uma linha, chamada diâmetro, atravessando o centro do círculo;
4. Trace outro diâmetro, de modo que as duas linhas formem uma cruz. Essas duas linhas são perpendiculares uma à outra;
5. Trace mais dois diâmetros, cada um deles no meio do espaço que ficou entre os anteriores;
6. Ligue os pontos finais dos diâmetros com linhas retas para que formem um octógono. Apague o círculo;
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