Quando Foi a Revolução Industrial
Por: brunoungaro • 9/3/2023 • Projeto de pesquisa • 443 Palavras (2 Páginas) • 66 Visualizações
A Revolução Industrial foi um período de desenvolvimento científico e tecnológico no século XVIII que transformou sociedades agrárias em grande parte rurais - especialmente na Europa e na América do Norte - em sociedades urbanas e industrializadas. Mercadorias que antes eram meticulosamente trabalhadas à mão começaram a ser produzidas em grandes quantidades por máquinas nas fábricas, graças à introdução de novas máquinas e técnicas em têxteis, siderurgia e outras indústrias.
Quando foi a revolução industrial?
Embora algumas inovações tenham sido desenvolvidas já em 1700, a Revolução Industrial começou para valer nas décadas de 1830 e 1840 na Grã-Bretanha e logo se espalhou para o resto do mundo, incluindo os Estados Unidos.
Os historiadores modernos costumam se referir a esse período como a Primeira Revolução Industrial, para diferenciá-lo de um segundo período de industrialização que ocorreu do final do século XIX ao início do século XX e viu rápidos avanços nas indústrias siderúrgica, elétrica e automobilística.
Spinning Jenny
Graças em parte ao seu clima úmido, ideal para a criação de ovelhas, a Grã-Bretanha tinha uma longa história de produção de tecidos como lã, linho e algodão. Mas antes da Revolução Industrial, o negócio têxtil britânico era uma verdadeira “indústria caseira”, com o trabalho realizado em pequenas oficinas ou mesmo em casas por fiandeiros, tecelões e tintureiros individuais.
A partir de meados do século 18, inovações como a fiação jenny (uma estrutura de madeira com vários fusos), a lançadeira voadora, a estrutura de água e o tear elétrico tornaram muito mais fácil tecer tecidos e fiar fios e linhas. A produção de tecido tornou-se mais rápida e exigia menos tempo e muito menos trabalho humano.
Uma produção mais eficiente e mecanizada significava que as novas fábricas têxteis da Grã-Bretanha poderiam atender à crescente demanda por tecidos tanto no país quanto no exterior, onde as muitas colônias ultramarinas do Império Britânico forneciam um mercado cativo para seus produtos. Além dos têxteis, a indústria siderúrgica britânica também adotou novas inovações.
A principal entre as novas técnicas era a fundição de minério de ferro com coque (um material feito pelo aquecimento do carvão) em vez do tradicional carvão vegetal. Esse método era mais barato e produzia material de maior qualidade, permitindo que a produção de ferro e aço da Grã-Bretanha se expandisse em resposta à demanda criada pelas Guerras Napoleônicas (1803-15) e o crescimento posterior da indústria ferroviária.
Impacto da energia a vapor
Um ícone da Revolução Industrial entrou em cena no início de 1700, quando Thomas Newcomen projetou o protótipo do primeiro motor a vapor moderno . Chamada de “máquina a vapor atmosférica”, a invenção de Newcomen foi originalmente aplicada para alimentar as máquinas usadas para bombear água para fora dos poços de minas.
...