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Quando a escola é uma aldeia

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Por:   •  18/12/2014  •  Seminário  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

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Capitulo 2 – Quando a escola é a aldeia.

A educação acontece independentemente da existência das escolar. E os índios são a prova disso, pois com a sua própria cultura eles tem a capacidade de aprender

sozinhos.

O homem aprendeu com o tempo a transformar partes das trocas feitas no interior da sua cultura em situações sociais de aprender, ensinar e aprender com a educação.

A seu modo a educação continua no homem com o trabalho da natureza de fazê-lo evoluir tornando-o mais humano.

O autor aborda também a ideia de que tudo o que é necessário a ida humana envolve algum tipo de saber.

E essa relação entre saber, ensino e fazer se constitui o que oautor chama de processo de “endoculturação”.

O autor apresenta o conceito de endoculturação como sendo o processo

onde a criança se transforma num adulto que assimila o conjunto de crenças e hábitos da sociedade.

Tudo que se adquire em uma cultura como conhecimento que se absorve através da experiência como o mundo ou com o outro.

Cultura: tudo o que existe transformado da natureza pelo trabalho do homem.

Educação: Ela existe quando a mãe corrige o filho para que ele fale direito a língua do grupo, ou quando fala à filha sobre as normas sociais do modo de “ser mulher” ali.

Capitulo 3 - Então, surge a escola.

O autor discute a divisão entre o “trabalho” e o “poder“ , separando o saber do “fazer”, passando a ser utilizado como forma de dominação de uns sobre os outros.

O ensino formal é o momento em que a educação se sujeita à pedagogia (a teoria

da educação); cria situações próprias para o seu exercício, produz os seus métodos, estabelece suas regras e tempos, e constitui executores especializados. É quando aparecem a escola, o aluno e o professor.

Assim surgem as hierarquias sociais que desencadeiam um processo de distribuição desigual. O saber passa a servir ao uso político de reforçar a DIFERENÇA, no lugar de um saber anterior que afirmava a COMUNIDADE.

No início o espaço educacional não é escolar. Ele é o lugar da vida e do trabalho a casa, o templo, a oficina, o barco, o mato, o quintal.

Assim, aos poucos acontece com a educação o que acontece com todas as outras práticas sociais (a medicina, a religião, o bem-estar, o lazer) sobre as quais um dia surge o interesse político de controle.

Um tipo de educação que pode tomar homens e mulheres, crianças em velhos, para torná-los sujeitos livres que por igual repartem uma vidam comunitária; um outro tipo de educação pode tomar os mesmos homens, das mesmas idades, para ensinar uns a serem senhores e outros, escravos, ensinando-os a pensarem dentro das mesmas ideias e com as mesmas palavras,uns como senhores e outros como escravos.

A educação que hoje existe entre nós surge mediante a complexidade que a evolução da sociedade traz consigo.

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