TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quarta Revolução Industrial

Por:   •  21/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo – Livro- A Quarta Revolução Industrial.

O livro A Quarta Revolução Industrial, do autor Klaus Schwab, relata os impactos dos avanços tecnológicos na organização econômica e social a nível mundial. Tal escrita é resultado do encontro realizado no Fórum Econômico Mundial em 2016 e busca debater sobre os principais temas e assuntos que foram apresentados na conferência realizada em Davos.

Em primeiro lugar, a obra aborda mudanças significativas em esferas importantes do corpo social. Nesse sentido, alguns aspectos ganham evidência durante a escrita da obra, como o impacto no emprego e na economia. Fica claro, ao decorrer da leitura, que o avanço na área de tecnologia de informação e de análise de sistemas, em conjunto com o desenvolvimento tecnológico de ponta influencia na maneira de produção e na eficiência de resultados.  Sob tal ótica, com os dados apresentados na escrita espera-se que a tecnologia propicie um grande crescimento na economia, pois há uma imensa ampliação de um mercado de consumo com várias facetas e de ferramentas, principalmente digitais, com grande valor agregado

Em segundo lugar, sob o ponto de vista do meio laboral, há dois critérios analisados: o crescimento na economia e a mudança de cargos. É evidente que quando a economia cresce há o aumento de vagas de empregos. Contudo, com o avanço da indústria da tecnologia há maior uso de máquinas, o que pode resultar em menor mão de obra braçal, por exemplo. Além disso, há também a necessidade de mudança de capacitação, pois com um mercado competitivo será necessária cada vez maior qualificação. Logo, algumas áreas se destacam, como a análise de sistemas e ciências da computação, pois são áreas que possuem grande conexão com os avanços das ciências tecnológicas.

Outrossim, o autor também procura abordar lacunas que a Quarta Revolução Industrial apresenta. Ele expõe dois aspectos importantes: a questão de desigualdade de gênero e de vulnerabilidade social. É explicado que existe o receio de um impacto negativo no combate à desigualdade de gênero, pois as maiores áreas em crescimento nesse período são áreas mais tecnológicas e que, no momento, são dominadas pelo público masculino. Também é relatado o receio de uma maior exclusão digital, pois com o maior uso da internet e de computadores, o indivíduo sem afinidade tecnológica torna-se mais marginalizado. Portanto, o livro aborda impactos positivos e negativos e abre espaço para o questionamento de como mitigar tais impactos e colaborar na construção de uma sociedade com mais equidade em cenário de grande intervenção da tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com