TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem foi Saddan Hussein?

Tese: Quem foi Saddan Hussein?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Tese  •  3.523 Palavras (15 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 15

. Quem foi Saddan Hussein?

Nascido no dia 28 de abril de 1937 em Awja, na região de Tikrit, no norte de Bagdá, numa família de camponeses, Saddam Hussein teve uma infância difícil. Seu pai morreu antes de seu nascimento e sua mãe morreu no parto . Ele foi criado por seus tios, em especial seu tio materno Khairallah Talfah, um oficial reformado do exército e um ávido nacionalista árabe que influenciou a sua tendência política e serviu de modelo para Hussein. Em 1956 ele se mudou para a casa de seu tio em Bagdá, onde foi preso no forte sentimento nacionalista árabe do Iraque varrendo na sequência da guerra de Suez esse ano.

No mesmo ano, dezenove anos, aderiu ao Partido Socialista Árabe Ba'ath , participou de um golpe de Estado fracassado contra o rei Faisal II. Ele começou a se tornar conhecido em 1959, ao tentar realizar o assassinato do ditador iraquiano, major-general Abdul Karim Qassim. Acusado de complô, foi condenado à morte à revelia em fevereiro de 1960, sentença da qual conseguiu escapar fugindo para o Egito, apesar de ferido, onde permaneceu no exílio até 1963. No Egito, ele continuou suas atividades políticas, observando atentamente as táticas e os movimentos de Gamal Abdel Nasser e sua política. No Cairo, concluiu seus estudos secundários e foi admitido na Escola de Direito.

Em fevereiro de 1963 o partido Ba’ath no Iraque derrubou o governo de Qassim, e Saddam retornou ao seu país. Saddam assumiu o comando da organização militar do partido. No ano seguinte, voltou à prisão, que só deixaria três anos depois.

Saddam Hussein participou em 1968 do golpe de Estado que levou este partido ao poder. É o início de sua ascensão até se tornar o homem forte do regime presidido por Ahmad Hassan Al-Bakr. Secretário-geral adjunto do Ba’ath, ele se tornou em 1969 vice-presidente do Conselho de Comando da Revolução.

Saddam controlou firmemente o conflito entre os ministérios governamentais e as forças armadas. Entre 1969 e 1979 o Iraque era governado exteriormente por Al-Bakr e nos bastidores por Saddam, que provou ser um astuto manipulador e sobrevivente. Nenhuma das decisões importantes na presente década foram tomadas sem o seu consentimento. Em 1979, Al-Bark renuncio a presidência e Hussein se torna o presidente do Iraque.

. Características do governo de Saddan Hussein

Como Secretário-geral adjunto do Ba’ath e vice-presidente do Conselho de Comando da Revolução, Hussein promoveu ativamente a modernização da economia iraquiana, juntamente com a criação de um forte aparato de segurança para evitar golpes na estrutura do poder e insurreições . Sempre preocupado em ampliar sua base de apoio entre os diversos elementos da sociedade iraquiana. Investiu pesado na saúde e na educação, o número de matrículas acabou batendo recorde, e Saddam. Em 1972 o Iraque nacionalizou o petróleo, o primeiro governo do Oriente Médio a fazer isso. Indústrias petroquímicas e de ferro e aço foram construídas. Depois de nacionalizar os interesses das petrolíferas estrangeiras , Saddam supervisionou a modernização do campo, a agricultura mecanizada em grande escala e distribuição de terras aos camponeses.

Para a consternação dos islâmicos conservadores, o governo de Saddam deu às mulheres mais liberdades e ofereceu-lhes alto nível de empregos no governo e na indústria. Em 1997, recebeu um prêmio da Unesco.

O Iraque foi o país mais afetado pela revolução islâmica no Irã. O Iraque precisava de uma liderança mais energética do que o previsto pelo Presidente Bakr.

Em 16 de julho de 1979, Al-Bakr renunciou e Saddam foi eleito presidente da República do Iraque.

Uma das primeiras coisas que ele ordenou que eram cartazes de si mesmo espalhadas por todo o Iraque, alguns tão alto quanto 20 pés, retratando-se em vários papéis: um militar, um deserto cavaleiro , um jovem licenciado. Ele cuidadosamente preparado uma imagem de si mesmo como um homem de família dedicado. Tudo em ordem para ganhar a confiança e o amor do povo iraquiano.

Hussein melhorou as qualidades na saúde e na educação, batendo recorde de inscrições nas escolas.

E como todo tirano, Saddam Hussein sempre temia que inimigos políticos o derrubassem. Construiu 23 palácios para uso pessoal, todos permanentemente vigiados, jamais dormia duas noites seguidas no mesmo local e jamais ingeria comida que não tivesse sido testada e provada por gente de sua confiança.

A ambição de Saddam por tornar-se o líder mais poderoso do Oriente Médio o levou a declarar guerra ao Irã dos aiatolás. Nessa época, inclusive, ele chegou a receber apoio norte-americano, uma vez que os EUA temiam as conseqüências da ascensão da Revolução Islâmica na região. Usando como pretexto a disputa por poços de petróleo, as relações entre Irã e Iraque deterioraram-se rapidamente.

Iraque e Irã iniciaram a guerra aberta em 22 de Setembro de 1980. O motivo seria a disputa territorial. Saddam foi no entanto apoiado pelos Estados Unidos, pela União Soviética e por vários países árabes, todos eles desejosos de impedir a expansão de uma possível revolução moldada no Irã.

No conflito, durante o qual Saddam aumentou a importação de armas do Ocidente, foram utilizados gases tóxicos na frente de batalha e estreitados os laços com os regimes árabes moderados. A guerra entre os dois países durou oito anos e nela morreram mais de um milhão de pessoas. Não houve vencedor declarado, e a guerra levou o país a sérias dificuldades econômicas.

O Iraque também invadiu e anexou o território vizinho emirado do Kuwait, país que mais ajudou financeiramente o Iraque durante a guerra com o Irã.

. Xiitas e Sunitas no Iraque

OS XIITAS representam mais da metade da população iraquiana, mais ou menos 60% e estão estabelecidos principalmente no sul do país. Acreditam que o sucessor seria Ali.

Depois de anos de opressão durante o regime sunita de Saddam Hussein, conquistaram ampla vitória nas eleições gerais de 30 de janeiro de 2005, chegando ao poder pela primeira vez na história do país.

Sua longa exclusão do processo político em benefício dos sunitas começou nos anos 20, quando as autoridades religiosas xiitas pediram aos fiéis que boicotassem as eleições organizadas pelo ocupante britânico.

A marginalização dos xiitas, que nos anos 50 eram maioria no Partido Baath e no Partido Comunista iraquiano, se acelerou nos anos 70, com o aumento do poder do clã sunita de Tikrit de Saddam Hussein.

A chegada ao poder de Saddam se traduz na proibição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com