TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: Cartas A Um Jovem Chef

Trabalho Escolar: RE: Cartas A Um Jovem Chef. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 2

“Os sabores da América”, escrito por Rosa Belluzzo, é um livro que conta histórias e expõe características das cozinhas da América Central. A história gira em torno de quatro países colocados em questão: a Jamaica, Martinica, México e Cuba. Além de relatar sobre produtos e técnicas da gastronomia de cada região, o livro conta a história das interações gastronômicas entre elas feitas de uma culinária para outra, explicando como ocorreu a miscigenação de culturas que, ao longo do tempo, foram se inseridos em cada região. Relata também sobre especiarias, técnicas culinárias e a diversidade étnica da região.

Baseado em suas viagens pela América Central, Rosa procura por sabores, temperos e especiarias características de cada local por qual passa. Além disso, apresenta receitas de cada região por onde foi, para que os leitores também possam experimentar os sabores que ela provou.

Conta também, sobre os escambos que eram feitos antigamente entre a Europa e a América, ação que Cristóvão Colombo deu início. Pimenta-da-Jamaica é um exemplo de especiaria exportada da América para a Europa. Outro exemplo é o cacau que foi levado daqui para a Europa, mas no início não obteve sucesso pelo fato do sabor amargo. Somente alguns anos depois ele ganhou açúcar e baunilha, transformando-se em uma das guloseimas mais saborosas.

De todos os países, o que mais se mantiveram com a culinária fiel foi o México, sua tradição milenar dos maias e astecas continuou, usando bastante seus produtos locais rico e com comidas fortes e apimentado, com produtos locais e bem elaborados. A autora diz que todas as cozinhas das regiões destacadas podem ser comparadas com a brasileira, pois são muito semelhantes com a nossa cultura. A miscigenação dessas regiões com a nossa, fez com que houvesse uma mistura e uma semelhança entre elas.

O milho é colocado como o principal alimento da América Latina, sendo o alimento dos deuses e a comida que alimentava as civilizações indígenas. Alem disso, o livro relata que as mulheres foram as grandes responsáveis pela transmissão dos conhecimentos adquiridos da culinária desses povos, pois foram elas que, com criatividade, transformaram os ingredientes, criando novas receitas, e as adaptando, devido a falta de produtos utilizados nas receitas originais trazidas pelos europeus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com