RELATÓRIO DO FILME TEMPOS MODERNOS
Por: Nicolas Fernando • 17/6/2018 • Resenha • 292 Palavras (2 Páginas) • 883 Visualizações
RELATÓRIO DO FILME TEMPOS MODERNOS
O filme Tempos Modernos (1936) estreado pelo cineasta Charlie Chaplin conta um pouco sobre como era a sociedade ambientada nos primeiros anos da Revolução Industrial. Já no início do filme podemos notar a precariedade com que os trabalhadores eram submetidos nas empresas, que passaram a surgir durante o período, se tornando a única possível fonte de renda das pessoas.
Os trabalhadores eram submetidos a horas e horas de trabalho sem descanso e se doavam ao fazer movimentos repetitivos que alteravam a saúde deles, tudo isso sonhando e almejando conseguir uma vida boa, em que tivessem uma casa, uma vida econômica que conseguisse sustentar suas famílias..., mas a realidade é que isso nunca iria acontecer, já que as coisas estavam indo de mal a pior!
Chega um momento no filme em que os grandes empresários, almejando mais capital tentam investir em uma máquina que era capaz de alimentar o operário em quanto o mesmo operava maquinas descontroladamente, tão descontroladamente que quando o personagem de Charlie teve seus “momentos de descanso” – que não passaram de 2 minutos – ele ainda continuava fazendo os movimentos, acabando por ter que ser encaminhado à um hospital.
Enquanto isso na sociedade desempregada maioritariamente, pessoas sem casas, muitos moradores de rua e crianças abandonadas são obrigados a roubar por si mesmas para sobreviver, mas roubar comida.
Isso me lembra situações atuais da nossa própria sociedade de dezenas de anos depois. Com as Reformas Trabalhista e Previdenciária sendo aprovadas, o trabalhador acabará se submetendo ao sistema capitalista selvagem, perdendo os direitos que levaram anos a serem conseguidos. A população que já é infelizmente totalmente desfavorecida na sociedade entre ricos e pobres enfrentará problemas de uma época onde não se tinha nem acesso à informação nos dias de hoje.
...