TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE O PERÍODO MEDIEVAL

Monografias: RELATÓRIO SOBRE O PERÍODO MEDIEVAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO SOBRE O PERÍODO MEDIEVAL

O período medieval foi o período que corresponde à idade media. Historiadores dividem a Idade Média em três períodos: Alta Idade Média, Idade Média Clássica e Baixa Idade Média. Essa divisão ocorre porque é possível notar variações na estrutura geral dentro do próprio período Medieval. Assim, a Alta Idade Média é compreendida entre os séculos V e X, marcada pelo período de fragmentação total do Império Romano e transição para uma nova realidade estrutural. A Idade Média Clássica é situada entre o século XI e o XIII, é neste momento em que estão os elementos mais populares do período Medieval, como feudos, suserana e vassalagem e cavalaria. A Baixa Idade Média (século XI ao XV) é marcada pela desintegração do feudalismo e formação do capitalismo na Europa Ocidental. Ocorrem assim, nesse período, transformações na esfera econômica (crescimento do comércio monetário), social (projeção da burguesia e sua aliança com o rei), política (formação das monarquias nacionais representadas pelos reis absolutistas) e até religiosas, que culminarão com o cisma do ocidente, através do protestantismo iniciado por Martinho Lutero na Alemanha em 1517.

O período Medieval também é conhecido como idade das trevas, pois há uma estagnação da humanidade nas áreas culturais e cientificas. Não somente isso a média de vida nesse período era muito curta não ultrapassava os 40 anos. Era comum a morte de mulheres durante o parto e os homens jovens morriam nas guerras ou vítimas de doenças para as quais ainda não se conhecia uma cura, principalmente a peste negra. Outra grande causa de morte era através dos tribunais de inquisição no qual a igreja torturava e matava aqueles que eram acusados de heresia.

Podemos destacar nesse período a criação das escolas paroquiais que foram a primeiras escolas do século II que se limitavam a formação de eclesiásticos, porem com isso se percebeu a importância da educação e surgiram no século XII as escolas monásticas no qual seu programa de ensino era de início, muito elementar - aprender a ler escrever, conhecer a bíblia (se possível de cor), canto e um pouco de aritmética – foi-se enriquecendo de forma a incluir o ensino do latim, gramática, retórica e dialética. Com isso mais tarde irão se criar as universidades.

A igreja nessa época ganha muita força se tornando a entidade mais poderosa da época no qual todos tinham que submeterem-se as suas ideias. No filme Em nome da rosa podemos observar sua força de controle sobre todos, assim como seu poder de julgar através dos tribunais de inquisição. Com o filme podemos observar também qual o pensamento filosófico da época que era o pensamento de Santo Agostinho (354-430), um dos últimos filósofos antigos e o primeiro dos medievais, que fará a mediação da filosofia grega e do pensamento do início do cristianismo com a cultura ocidental que dará origem à filosofia medieval, a partir da interpretação de Platão e o neoplatonismo do cristianismo. Santo Agostinho situou o ser humano no patamar mais distante da criação divina sofrendo de um grau de imperfeição excessiva, com isso desvalorizou sua capacidade de agir e de construir coisas boas.

Porem essa ideia vai sofrendo alteração primeiro com aumentos das escolas monásticas e das universidades segundo pela influencia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com