TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVOLTAS HISTÓRICAS

Ensaios: REVOLTAS HISTÓRICAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

REVOLTA DA CHIBATA

REVOLTA DA VACINA

ARRAIAL DE CANUDOS

TENENTISMO

LOCAL

A Revolta da Chibata ocorreu entre novembro e dezembro de 1910.

Ocorreu na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 10 e 16 de Novembro de 2014.

Ocorreu no interior do estado da Bahia no nordeste do Brasil no ano de 1986 a 1987. Começou na década de 1920 onde ocorreram varias revoltas:

Revolta dos 18 do Forte de Copacabana em 1922, a Revolução de 1924 a Comuna de Manaus de1924 e a Coluna Prestes.

PRINCIPAIS LIDERANÇAS

João Cândido Felisberto, o "Almirante Negro".

Oswaldo Cruz, O Governo.

Antônio Conselheiro.

Luís Carlos Prestes.

MOTIVOS AO QUAL

LEVARAM A ESTA REVOLTA

O estopim da revolta ocorreu quando o marinheiro Marcelino Rodrigues foi castigado com 250 chibatadas, por ter ferido um colega da Marinha, dentro do encouraçado Minas Gerais. O navio de guerra estava indo para o Rio de Janeiro e a punição, que ocorreu na presença dos outros marinheiros, desencadeou a revolta.

Aplicação da vacina de forma autoritária e violenta e a expulsão dos cidadãos de suas casas, sendo levados a morar em periferias.

Críticas feitas por Antônio á República, e o não pagamento dos impostos. Influenciados pelos anseios políticos das populações urbanas, os militares envolvidos nesse movimento se mostraram favoráveis às tendências políticas republicanas liberais. Entre outros pontos, reivindicavam uma reforma constitucional capaz de trazer critérios mais justos ao cenário político nacional. Exigiam que o processo eleitoral fosse feito com o uso do voto secreto e criticavam os vários episódios de fraude e corrupção que marcavam as eleições.

FORMAS DE COMO FORAM

DEBELADAS

Podemos considerar a Revolta da Chibata como mais uma manifestação de insatisfação ocorrida no início da República. Embora pretendessem implantar um sistema político-econômico moderno no país, os republicanos trataram os problemas sociais como “casos de polícia”. Não havia negociação ou busca de soluções com entendimento. Usufruíram da força policial, a revolta foi controlada depois que várias pessoas foram presas, mortas ou deportadas para outros Estados. O conflito de Canudos mobilizou aproximadamente doze mil soldados oriundos de dezessete estados brasileiros, distribuídos em quatro expedições militares. Em 1897, na quarta incursão, os militares incendiaram o arraial, mataram grande parte da população

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com