ROMANTISMO
Trabalho Universitário: ROMANTISMO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PRINCS • 24/9/2013 • 830 Palavras (4 Páginas) • 1.417 Visualizações
1- Romantismo
Diferente do que conhecemos como um conjunto de comportamento e valores, o romantismo nasceu do anseio de se obter na escrita uma nova forma de ver e sentir o mundo.
Embora tenha se iniciando na Alemanha, o Romantismo tem relação intima com a Revolução Francesa, que derrubou o absolutismo, transferindo poder a burguesia.
A Revolução Francesa nasceu do desejo de romper com as estruturas feudais, marcadas pelo grande poder dos senhores, em oposição ao servilismo do povo. Lutava-se por uma sociedade que respeitasse os direitos individuais, e LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE era o lema que ecoou pelo mundo inteiro.
Foi neste contexto que surgiu o Romantismo, opondo-se aos valores do arcadismo e modificando radicalmente as manifestações artísticas. A palavra chave desse período foi LIBERDADE, que ocorreu:
- No campo Político: Pela superação do absolutismo;
- No campo Econômico: Pelo surgimento do liberalismo;
- No campo Artístico: Pela rejeição aos padrões clássicos.
O Romantismo dividiu-se em três fases:
1ª Nacionalista - Definiu, implantou e consolidou o Romantismo, com temáticas religiosas e nacionalistas.
2ª Ultra-Romântica - Simboliza o “mal do século”: Subjetivismo exagerado, poesia melancólica, pessimismo, obsessão pela morte. Influência do poeta inglês Byron.
3ª Condoneira – Temática social e Política (abolição, liberdade, progresso, república), menos sentimental, linguagem grandiloquente (elevada, em tom de oratória). Influência do poeta francês Victor Hugo.
Características da Linguagem Romântica:
- Subjetivismo= O artística romântico trata dos assuntos de uma forma pessoal, de acordo com o modo como vê e sente o mundo, expresse visão particular da realidade.
- Idealização: O escritor Romântico, motivado pela fantasia e pela imaginação, tende a idealizar vários temas, acentuando algumas de suas características. Assim, a pátria é sempre perfeita; a mulher é vista como virgem delicada, frágil, submissa, uma espécie de anjo inatingível; o índio é tratado como herói nacional, cheio de virtudes, e assim por diante.
- Fusão do grotesco e do sublime= Captação do homem em sua plenitude, enfocando também o lado feio e obscuro de cada ser humano.
- Sentimentalismo: A relação entre o artista romântico e o mundo é sempre mediada pela emoção, há um grande envolvimento do lado emocional do artista.
- Egocentrismo: A maior parte dos poetas românticos volta-se predominantemente para o próprio eu, numa postura narcisista.
- Medievalismo: Interesse aos românticos de seu próprio País, de seu povo e de sua língua.
- Indianismo: O interesse pelo índio e sua idealização na literatura passou a se relacionar com o projeto nacionalista do Romantismo.
- Religiosidade: Tendência espiritualidade do Romantismo, embasada no cristianismo, tida como uma reação a racionalismo e o materialismo do século anterior.
- Byronosmo: Atitude relacionada ao poeta inglês Lord Byron. Traduz-se num estilo de vida que inclui a boêmia, voltada para os vícios, numa forma particular de ver o mundo, caracterizada pelo egocentrismo, narcisismo, pessimismo, angustia e, por vezes, pelo satanismo.
- Condoreirismo: Corrente de poesia político-social que ganhou repercussão entre os poetas da terceira e última geração romântica
...