Republica da Espada
Artigo: Republica da Espada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: esied • 12/3/2014 • Artigo • 601 Palavras (3 Páginas) • 242 Visualizações
República da espada
A republica da espada iniciou-se quando os militares lideraram o país politicamente entre os anos de 1889 a 1894 correto?
Então assim que a monarquia foi derruba Marechal tomou várias decisões no Brasil, algumas de suma importância para o nosso povo brasileiro, ele fez a separação oficial entre Igreja e o Estado, instituído o casamento civil e criou uma nova bandeira com o lema “Ordem e Progresso”.
Apesar da criação da República da Espada, mesmo assim surgiram às disputas para ver qual seria o melhor modelo republicano a ser instaurado.
Os militares da época defendiam a ideia de um regime republicano, mas as comunidades rurais e os grandes cafeicultores paulistas se opuseram à ideia dos militares, porque eles pregavam a implantação de um regime republicano voltado aos estados, ai o Deodoro foi obrigado a renunciar, ele já tinha alguns problemas de saúde, mas além disso, tinha também graves problemas políticos.
Foi na renuncia de Deodoro que Floriano aproveitou para conquistar a simpatia do povo.
A República da Espada foi caindo diante do poder político dos barões do café de São Paulo e dos pecuaristas de Minas Gerais, assim deu início a uma nova fase política do Brasil.
Guerra dos canudos
Podemos afirmar que o homem que passou a ser conhecido logo depois da Proclamação da República foi o Conselheiro Jesuino, pois foi ele quem liderou este movimento.
Este homem acreditava que havia sido enviado por Deus para acabar com as diferenças sociais e também com os pecados republicanos, entre estes, estavam o casamento civil e a cobrança de impostos. Com estas ideias em mente, ele conseguiu reunir um grande número de adeptos que acreditavam que seu líder realmente poderia libertá-los da situação de extrema pobreza na qual se encontravam.
Em minha opinião o governo da Bahia não iria conseguir por si só segurar a grande revolta que acontecia em seu Estado e por esta razão, pediu a interferência da República.
Este foi um acontecimento histórico que representava a luta pela libertação dos pobres.
Esta revolta, que ocorreu nos primeiros tempos da República, só nos mostra o descaso dos governantes com relação aos grandes problemas sociais do Brasil.
Por isso o povo reivindicava melhores condições de vida
A Era Vargas
A Era Vargas foi o período em que Getúlio Vargas governou o Brasil. A Era Vargas começou com a Revolução de 1930, que resultou no fim do poder da oligarquia cafeeira.
Podemos disser que o governo de Vargas se dividiu em três fases, Getúlio Vargas liderava várias mudanças econômicas e sociais no Brasil, durante seu governo, Vargas empregou políticas de modernização, criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e o Ministério da Educação e Saúde, e fortaleceu alguns setores da economia, como a agricultura. Os principais incentivos foram dados à produção de café e cacau.
Vargas também foi o responsável pela lei da sindicalização lei em que os sindicatos devem ser vinculados indiretamente ao presidente,durante o governo Vargas, o presidente
...